Tecnologia aplicada aos estacionamentos rotativos promove maior mobilidade nos municípios brasileiros

Os estacionamentos rotativos existem no Brasil desde 1974, mas só em meados de 2016 eles ganharam o incremento da tecnologia para melhorar sua administração. Dentre tantos desafios que englobam as questões de mobilidade urbana, estacionar em vias públicas sempre foi uma dificuldade que impacta desde o cidadão, que precisa de uma vaga, até os comerciantes que acabam perdendo clientes por falta de organização no entorno do comércio.

Com o aumento do contingente de carros, os problemas de circulação se intensificam nas cidades, por isso a busca crescente por alternativas que auxiliem a população a ter maior qualidade de vida nos grandes centros.  A tecnologia se apresenta como uma excelente alternativa, e hoje diferentes recursos tecnológicos facilitam a rotina dos cidadãos, além de oferecerem maior flexibilidade e praticidade. Dentre alguns que podemos citar, estão aplicativos de solicitação de carros, compartilhamento de carona, obtenção de informações sobre transporte público e estacionamento rotativo.

Inovações como essas facilitam não apenas o dia a dia do cidadão como também otimizam a gestão pública, geram maior economia para o município e auxiliam o comércio local.

Zona Azul Rápida IT2B avança em 5 cidades do Brasil

Desde 2017, a IT2B vem trabalhando em projetos e desenvolvendo tecnologias aplicadas à mobilidade urbana e digital parking. ZAR é uma plataforma digital que oferece para as cidades uma gestão mais eficiente e otimizada das vagas de estacionamento público. Além de viabilizar recursos tecnológicos, ela proporciona um sistema de gestão completo, elaborado para apoiar a organização das regiões metropolitanas e possibilitar maior mobilidade, democratização e rotatividade das vagas públicas.

Em Biguaçu, Santa Catarina, o projeto já roda desde o dia 24 de junho em todo o centro da cidade. Com a nova implantação foi possível resolver problemas locais como falta de vagas na cidade, insuficiência de segurança no perímetro urbano e atuação irregular de monitores informais. São 665 vagas disponíveis, sendo 576 para carros, 36 vagas de motos, 02 de carga e descarga, 02 de táxis, 13 vagas para PNE (pessoa com necessidades especiais) e 33 para idosos. Os créditos poderão ser comprados via aplicativo Zona Azul Rápida Biguaçu, pelo site (zonaazulrapida.com.br) ou ainda via monitores ou em estabelecimentos credenciados.

A plataforma de mobilidade urbana Zona Azul Rápida – ZAR, já ampliou o número de cidades em operação. Em julho, 03 cidades já contavam com operações ativas, entre elas Carpina em Pernambuco, Tubarão em Santa Catarina e Biguaçu também em Santa Catarina, onde é conhecido como Estacionamento Solidário. Dois municípios ainda estão em processo de implantação, Votorantim em São Paulo e Itaúna em Minas Gerais. A perspectiva é que até o final do ano outras cidades passem a contar com a plataforma 100% digital.

Saiba mais, acesse ZAR Digital Parking