O ambiente de negócios moderno é cada vez mais complexo, as empresas utilizam uma variedade de sistemas para gerenciar os seus processos e dados em diversas áreas, como: finanças, recursos humanos, vendas, marketing etc. Estes dados são processados por vários sistemas e fornecem as informações operacionais e gerenciais para cada departamento, o que em alguns casos pode levar a silos de informação….
Nos últimos meses uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial chamou a atenção do mundo: o ChatGPT.
Trata-se de um Chatbot que usa IA para responder a perguntas ou solicitações em texto humano, com resultados que podem ser refinados a cada novo questionamento ou comando do usuário, simulando de forma bem realista uma conversa com outra pessoa.
Mas será essa tecnologia uma aliada ou inimiga do trabalho humano?
Forças disruptivas ditam a necessidade de velocidade quando se trata de iniciativas digitais importantes, seja investir em arquitetura modular, criar ferramentas reutilizáveis e processos repetíveis, ou acelerar o acesso aos dados.
Executivos e consultores veteranos de TI listam as 10 estratégias que os CIOs podem empregar para aumentar a velocidade do trabalho de TI e a entrega de iniciativas transformadoras.
Pesquisa da EY e BotCity na América Latina aponta que líderes veem a tecnologia como forma de liberar pessoas para atividades mais estratégicas, sendo que 66% das empresas pretendem aumentar investimentos para ganhar escala.
De acordo com o relatório, os setores de logística, varejo, e-commerce e indústrias são os que apresentam estágio mais avançado na estratégia e operação de automação RPA.