
22 mar Como os avanços da Inteligência Artificial devem impactar o futuro do trabalho
Nos últimos meses uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial chamou a atenção do mundo: o ChatGPT.
Para quem ainda não conhece, o ChatGPT é basicamente um Chatbot que usa IA para responder a perguntas ou solicitações em texto humano, com resultados que podem ser refinados a cada novo questionamento ou comando do usuário, simulando de forma bem realista uma conversa com outra pessoa.
A ferramenta se mostrou um verdadeiro sucesso e, em menos de 6 meses, já conquistou mais de um milhão de usuários que a utilizam para escrever os mais diferentes tipos de texto, como e-mails, posts e artigos de blog.
Apesar das falhas, o sistema vai aprendendo a cada nova interação com o acúmulo de Big Data estruturado, mostrando todo o potencial que a IA tem para transformar a rotina das pessoas. Isto despertou o interesse das Big Techs, que estão correndo para desenvolver ferramentas similares.
A gigante da tecnologia Microsoft, por exemplo, anunciou uma reformulação de seu mecanismo de busca Bing e do navegador Edge alimentado por Inteligência Artificial, por meio de uma parceria firmada com a Open AI, desenvolvedora do ChatGPT. O intuito é desenvolver uma ferramenta de busca 2.0 que funcione como um assistente virtual inteligente.
E a Microsoft não está sozinha nessa, outras empresas como Meta, Google e Snapchat estão fazendo investimentos massivos no uso de Inteligência Artificial, o que promete gerar um grande salto na evolução dessa tecnologia ao longo da próxima década.
Porém, nem só as Big Techs enxergam valor no uso de IA para potencializar negócios. Segundo estudo feito pela Tata Consultancy Services (TCS), especializada em consultoria e serviços de TI, as empresas que conquistaram os maiores ganhos de receita (um aumento médio de 16%) e redução de custos associados à Inteligência Artificial foram as que investiram cinco vezes mais na tecnologia. Enquanto isso, as empresas que investiram menos perceberam um crescimento na receita de apenas 5%.
De acordo com o mesmo estudo, 84% das empresas consideram o uso da Inteligência Artificial “essencial” para a competitividade, com mais de 50% vendo a tecnologia como “transformadora”. Ou seja, empresas de diferentes setores já sentem os impactos da IA na prática.
Inteligência artificial irá substituir o trabalho humano?
Ainda que as ferramentas ofereçam potenciais e avanços, elas também geram discussões. Uma delas que especialistas chamam a atenção é com relação ao impacto que a tecnologia de Inteligência Artificial pode gerar no mercado de trabalho. Será ela uma aliada ou inimiga?
Apesar de inovadora, a IA ainda está muito longe de substituir a singularidade do trabalho humano, assim como a sensibilidade e a criatividade de nossas mentes.
Para que as ferramentas tecnológicas sejam bem utilizadas é fundamental que exista por trás delas as habilidades e a capacidade de gerar comandos que só uma pessoa consegue prover.
O uso da IA em nosso cotidiano pode nos servir com bons inputs, que nos ajudarão a cortar caminhos e a ganhar tempo, mas que estão longe de fazer o trabalho completo. Ou seja, essa disrupção veio para ficar e transformar a forma que trabalhamos, mas não irá substituir os profissionais que souberem se adaptar às novidades.
Alguns cargos podem até ficar obsoletos e serem fechados, mas também novos cargos e serviços, que não eram possíveis no passado, serão criados para pessoas que saibam utilizar bem essas ferramentas, de forma similar ao o surgimento do Pacote Office que impactou o mercado de trabalho.
Ganhos reais para as empresas
A grande vantagem de utilizar a Inteligência Artificial nas organizações está no aumento de produtividade que ela oferece, criando ótimos atalhos para nos levar mais longe.
A utilização de sistemas inteligentes potencializa os processos ao mesmo tempo que transforma as relações de trabalho, facilitando a rotina corporativa e a colaboração em diversas etapas.
Cada vez mais, líderes, gestores e investidores começam a entender o poder dessa disrupção no negócio para maximizar resultados e traçar estratégias personalizadas, visto que existem diferentes formas de usá-la na prática. Confira algumas delas:
- Como assistente virtual do escritório para marcar reuniões e compromissos;
- Como facilitadora do trabalho colaborativo e da gestão de equipes;
- Como monitoramento constante da satisfação dos colaboradores;
- Como mecanismo de segurança contra ataques físicos e cibernéticos;
- Como auxiliar na contratação, lidando com centenas de currículos;
- Como integradora de dados, facilitando a troca de informações entre setores.
No mundo atual, a IA tem se mostrado essencial para impulsionar a eficiência, ajudar funcionários a serem mais produtivos e dedicar mais tempo às necessidades estratégicas do negócio. Estima-se que o uso dessa tecnologia nas empresas será responsável por um aumento de 40% da produtividade nos próximos 15 anos, sendo uma ferramenta indispensável para gestores que buscam um crescimento compatível com o mercado, aponta pesquisa da Accenture.
Que tal aplicar soluções de Inteligência Artificial no seu negócio? Fale com os especialistas da IT2B e saiba como podemos apoiar sua empresa nesta transformação.
Fontes consultadas: CNN Brasil, e-commerce Brasil, BWG