Expectativas e tendências para o setor de TI em 2023

Em 2022, diversas tecnologias impulsionaram a transformação digital no mercado brasileiro, especialmente Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Computação em Nuvem e 5G.

O aumento na demanda de arquivos digitais na empresa favoreceu investimentos em TI focados em automação e armazenamento, e com isso a expectativa é que o setor encerre o ano com alta de mais de 20% em relação ao ano anterior.

Mas o que virá pela frente? O que esperar do mercado de TI em 2023?

Segundo estudo do Gartner, todo investimento em tecnologia precisará ser comparado ao seu impacto no meio ambiente, tendo em mente as gerações futuras, por isso, CIOs e executivos de TI devem olhar além da economia de custos para novas formas de excelência operacional, continuando a acelerar a Transformação Digital.

Pioneirismo, otimização e escala são os pilares que as empresas devem investir no próximo ano para se tornarem mais competitivas, adotando tecnologias que ajudem a otimizar sua resiliência e operações, dimensionar suas soluções e a entrega de produtos, além de ser pioneira com novas formas de engajamento e respostas aceleradas.

Confira as 10 principais tendências estratégicas de tecnologia que as organizações precisam explorar em 2023, de acordo com as projeções do Gartner.

  • Sustentabilidade

A sustentabilidade impacta todas as tendências tecnológicas estratégicas para 2023.

Com isso, as organizações precisarão de uma nova estrutura de tecnologia sustentável que aumente a eficiência energética e atenda às demandas de ESG (Governança ambiental, social e corporativa).

  • Metaverso

O Metaverso é um espaço coletivo virtual 3D compartilhado, criado pela convergência da realidade física e digital virtualmente aprimorada.

Até 2027, o Gartner prevê que mais de 40% das grandes organizações em todo o mundo usarão uma combinação de Web3, Nuvem e Realidade Aumentada em projetos baseados em Metaversos destinados a aumentar sua receita.

  • Superaplicativos

Um superaplicativo combina os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema em um único aplicativo.

A projeção do Gartner é que, até 2027, mais de 50% da população global serão usuários ativos diários de vários superaplicativos, sejam móveis ou de desktop.

  • Sistemas de IA adaptável

Eles usam feedback em tempo real para mudar seu aprendizado dinamicamente e ajustar as metas.

Isso os torna adequados para operações em que mudanças rápidas no ambiente externo ou metas corporativas em constante mudança exigem uma resposta otimizada.

  • Digital Immune System

Digital Immune System combina insights baseados em dados sobre operações, testes automatizados, segurança e engenharia de software para aumentar a resiliência e a estabilidade dos sistemas.

O Gartner prevê que, até 2025, as organizações que investirem na criação de Digital Immune System reduzirão o tempo de inatividade do sistema em até 80% – e isso se traduz diretamente em maior receita.

  • Observabilidade aplicada

A observabilidade aplicada proporciona uma abordagem altamente orquestrada e integrada, que quando planejada estrategicamente e executada com sucesso, se torna a fonte mais poderosa e ágil de tomada de decisão orientada por dados.

  • Gerenciamento de riscos em IA

As organizações devem implementar novos recursos para garantir maior confiabilidade, segurança e proteção de dados.

O gerenciamento de confiança, risco e segurança exige que participantes de diferentes unidades de negócios trabalhem juntos para implementar novas medidas que preservem a integridade dos sistemas de Inteligência Artificial.

  • Plataformas de Nuvem

Os recursos em nuvem continuarão relevantes em 2023, proporcionando agilidade, inovação e facilidade nos processos das organizações.

Até 2027, o Gartner prevê que mais de 50% das empresas usarão plataformas de nuvem do setor para acelerar suas iniciativas de negócios.

  • Engenharia de plataforma

O objetivo da engenharia de plataforma é otimizar a experiência do desenvolvedor e acelerar a entrega de valor ao cliente pelas equipes de produto.

O Gartner prevê que 80% das organizações de engenharia de software estabelecerão equipes de plataforma até 2026 e que 75% delas incluirão portais de autoatendimento para desenvolvedores.

  • Wireless

Todo tipo de solução sem fio deve ganhar protagonismo em 2023, e à medida que as redes vão além da conectividade pura, elas fornecerão insights usando análises integradas.

 

O Gartner prevê que até 2025, 60% das empresas usarão cinco ou mais tecnologias sem fio simultaneamente.

A partir dessas 10 tendências mapeadas, as empresas que alinharem inovação tecnológica com seus objetivos estratégicos futuros poderão criar oportunidades relevantes de crescimento em 2023.

Conte com o apoio da IT2B para guiar sua organização pelo oceano da Transformação Digital.

Fontes consultadas: Gartner, InforChannel.