Principais desafios que o setor de TI precisará superar em 2023

O mundo pós-pandemia apresentará muitos obstáculos, especialmente no setor de TI, graças à incerteza econômica, às novas forças em um mercado de talentos já concorrido e aos custos crescentes da inovação tecnológica.

Segundo uma previsão da IDC, até o final de 2024, 65% das grandes empresas exigirão controles de soberania de dados de seus provedores de serviços em nuvem para aderir aos requisitos regulatórios de proteção de dados e privacidade.

E em grande parte, os maiores desafios do gerenciamento de TI estão relacionados à essas questões de controle estratégico, seja de informações, atividades ou processos.

Diversos pontos devem ser observados pelas empresas e executivos da área que desejam prosperar, desde a necessidade do crescimento inteligente, as operações de ITSM, as questões do trabalho remoto e o aumento de custos, até a maior necessidade de segurança e reconhecimento do nível de maturidade de cada organização.

Desafios da TI em 2023

Confira a seguir alguns dos principais desafios que 2023 reserva ao setor:

  • Corrida acirrada por talentos

O recrutamento e a retenção de profissionais estão de volta ao radar dos líderes de TI.

As organizações precisam, o quanto antes, desenvolver uma cultura corporativa que coloque o funcionário em primeiro lugar, com remuneração competitiva, envolvimento da equipe, senso de comunidade, e de preferência oferecendo um trabalho interessante e gratificante para que ele não migre para o concorrente.

  • Garantir a proximidade no trabalho remoto

Embora as equipes estejam mais distribuídas do que nunca, os líderes precisam estar comprometidos em fazer mudanças positivas na cultura do local, criando uma dinâmica de trabalho que permita que seus colegas se conectem à distância para executar suas tarefas da melhor forma.

Para isso é fundamental gerar conexões e engajamento em um ambiente remoto, que preze pelo cuidado com a saúde mental da equipe.

  • Cenário econômico

A incerteza econômica enfrentada em todo planeta, assim como a inflação e o crescente aumento nos custos devem pressionar a redução de despesas nas empresas, além de tornar mais atraentes as ofertas como serviço, por serem relativamente mais baratas.

O grande desafio será saber onde cortar custos sem prejudicar a evolução do negócio.

  • Expansão com responsabilidade

As empresas precisam buscar caminhos para crescer de forma inteligente, mapeando claramente seus planos de negócio para garantir que eles sejam os mais abrangentes e responsáveis possíveis.

A volatilidade mundial deverá direcionar quais investimentos são as melhores escolhas, por isso é preciso ficar atento e estudar bastante antes de tomar uma decisão.

  • Cibersegurança e potencial em nuvem

O mercado de TI espera ameaças de segurança cada vez mais sofisticadas, por isso os líderes precisam continuar buscando soluções que aumentem a proteção da empresa como um todo.

Além disso, aproveitar ao máximo o potencial que a nuvem oferece para a operação é fundamental, porém de maneira equilibrada com o orçamento da organização, visto que esse tipo de serviço deve se tornar mais caro em 2023 devido à inflação.

Apesar dos desafios envolvidos, as perspectivas para o futuro do mercado de TI são positivas. Conforme a tecnologia evolui, produtos e serviços surgem, ofertando diferentes percepções de valor para seus clientes, formas de interação, modelos de trabalho e todo tipo de decorrência inimaginável e imprevisível.

É isso o que torna a inovação uma constante imperativa, extremamente necessária para a prestação de serviços de tecnologia. Cabe às empresas e líderes do setor estarem atentos e preparados para se adaptarem às mudanças.

Fontes: IT Forum, ABEINFO, Olhar Digital.