
19 jun Como a tecnologia pode ajudar a resolver as principais problemáticas da mobilidade urbana
Não é de hoje que o tema Mobilidade Urbana vem sendo amplamente debatido, tanto pela sociedade que busca novas alternativas para melhorar a qualidade de vida, quanto pelos gestores públicos que procuram novos caminhos para resolver os inúmeros problemas da área. Segundo dados do IBGE, a cidade de São Paulo conta com uma população de mais de 12 milhões de habitantes, e de acordo com as informações coletadas em 2017 pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente, os carros transportam cerca de 30% da população da cidade e ocupam 88% do espaço das vias. Diante desses dados, fica mais fácil entender a complexidade dos desafios que envolvem a área de mobilidade urbana, que impactam não só as grandes metrópoles como também as cidades de pequeno e médio portes, que acabam recebendo o excedente populacional em seus centros urbanos para a utilização de serviços diversos como hospitais, comércio, escolas e a ampla concentração de serviços públicos ou privados.
Nos últimos anos, tem ocorrido um deslocamento da população de algumas metrópoles para cidades intermediárias, seja para o turismo ou até mesmo para trabalho e moradia permanente. Muitas vezes por falta de estrutura e planejamento, esses pequenos municípios não estão preparados para receber esse deslocamento de migrantes, fato que gera inúmeros problemas em diferentes setores da gestão pública.
De acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU, atualmente 55% da população mundial está concentrada na zona urbana e as projeções são de um aumento de 13% nesse valor até 2050. Olhar para questões como essas é mais do que essencial, é prioritário. É preciso que o governo busque novas estratégias para viabilizar mudanças e melhorias nas questões relacionadas à mobilidade urbana. A população por sua vez, também tem participação nessa tarefa, com a iniciativa de utilizar as funcionalidades de conectividade para colaborar com a gestão e segurança das cidades.
Novos caminhos para mobilidade e segurança
Na contramão das problemáticas, surgem cada vez mais novas tecnologias que contribuem não só para as demandas de mobilidade como também geram ambientes mais integrados e conectados como as cidades inteligentes. Um exemplo disso é a crescente tendência da utilização das bicicletas e patinetes compartilhados, apesar de no Brasil as regras de uso ainda estarem em aprovação, nas cidades americanas e capitais europeias o número de usuários já chega a 2 milhões. A ideia-chave é propor soluções através de novos recursos tecnológicos que organizam a administração pública, além de facilitar o dia a dia da população, que passa atuar como um agente participativo nas questões urbanas.
O advento das Smart Cities propõe uma nova maneira de planejar e executar a administração das cidades, ampliando o foco em processos de gestão mais dinâmicos, uma participação mais ativa do cidadão e também um enfoque maior na qualidade de vida da população como um todo. No Brasil, esses projetos já começam a virar realidade. Curitiba – PR, por exemplo, foi considerada a capital mais inteligente e conectada do Brasil no último ano, e é conhecida principalmente pela eficiência no transporte público e pelo empreendedorismo local. Já São Carlos – SP, assinou no mês de maio um Memorando com a Áustria, para iniciar o primeiro projeto de smart city do município.
Soluções de mobilidade urbana IT2B
Desde 2017 a IT2B vem desenvolvendo soluções tecnológicas para Smart Cities e já implantou projetos de mobilidade em diferentes regiões do Brasil. A Plataforma de Estacionamento Público ZAR – Zona Azul Rápida é um exemplo, além de agregar inovação, facilidade e praticidade para gestão de mobilidade nas cidades, ainda ajuda a evitar fraudes e tem acesso facilitado do cidadão via aplicativo ou SMS. Uma excelente alternativa que atende tanto a grandes cidades quanto a pequenos municípios, e ajuda a mensurar o contingente de deslocamento urbano além de aumentar a rotatividade das vagas públicas.
Com cases de sucesso em Tubarão – SC e Carpina – PE, a solução é 100% digital e prioriza a segurança e a praticidade, oferecendo mais controle sobre a gestão e a receita gerada pelo estacionamento de vagas públicas. Saiba mais, acesse ZAR Digital Parking.