Quais as perspectivas e tendências para o setor de TI em 2022?

À medida que a pandemia parece diminuir, os investimentos em tecnologia digital continuarão sendo prioridades estratégicas para as empresas que desejam aproveitar ao máximo as oportunidades de um mercado em reaquecimento.

Segundo previsão do Gartner, os gastos com TI devem chegar a US$ 4,5 trilhões em 2022, representando um aumento de 5,5% em relação a 2021.

A expectativa é de que a evolução do setor siga acelerada para acompanhar os movimentos da transformação digital em todas as esferas da sociedade, como por exemplo na popularização do e-commerce, com 49% das pessoas pretendendo comprar mais pela internet em 2022, de acordo com o estudo Market Review.

As tecnologias que favorecem o trabalho híbrido são as mais procuradas entre as empresas e apresentam o maior potencial de crescimento, especialmente com o aumento nos investimentos em softwares de infraestrutura.

Entre as estratégias de tecnologia adotadas pelos CIOs, as que devem seguir em alta para 2022 são inteligência artificial avançada, hiperautomação, plataformas nativas da nuvem, inteligência de decisão, segurança avançada e “empresa distribuída”, para apoiar os novos modelos operacionais durante o trabalho híbrido.

O Gartner acredita que as perspectivas são muito positivas para o setor de TI, ainda mais com a busca dos CIOs em identificar e automatizar o maior número possível de processos e decisões de negócios, adotando estratégias de automação com o intuito de também aumentar a produtividade da força de trabalho.

Apesar das notícias positivas, um dos pontos de atenção que os líderes devem ficar de olho é na tendência dos ataques de ransomware se tornarem mais sofisticados no próximo ano. Em 2021, uma em cada 61 organizações globalmente estava sendo afetada por ransomware a cada semana e a melhor maneira para proteger o futuro digital dos negócios é com investimentos robustos em cibersegurança.

Uma coisa é certa, independente da tecnologia adotada, ter a capacidade de inovar e se adaptar à transformação digital continuará sendo imperativo entre as empresas que querem prosperar nos próximos anos.

IT2B segue avançando

O balanço de 2021 foi extremamente positivo para a IT2B, com conquistas importantes, como a premiação que recebeu da CIOReview como uma das 20 empresas mais confiáveis e promissoras da América Latina, e um crescimento superior a 15%.

Para 2022, a IT2B está se adequando para atender as necessidades crescentes do mercado e terá como principais objetivos a geração de demanda através de meios digitais, a diversificação do seu negócio e a busca por novos projetos de tecnologia, tanto no setor público quanto no privado, para apoiar a aceleração na digitalização das organizações.

Definitivamente 2021 foi um ano especial para a IT2B, e temos certeza de que 2022 será ainda melhor com o aumento da demanda por recursos de TI represados em 2021.

 

Fontes: TI Inside, TI Inside 2, CIO.