Pesquisa mostra avanço na digitalização do sistema judiciário e dos serviços públicos

A Cisco, parceira da IT2B, realizou uma pesquisa especial nos últimos meses que traz dados inéditos sobre como os impactos da pandemia tornaram os brasileiros mais resilientes e digitalizados.

O estudo “Digitalização, Resiliência e Continuidade dos Negócios: o que aprendemos com a pandemia da Covid-19” analisou como quatro grandes setores utilizaram ferramentas digitais para se adaptarem a nova realidade: Saúde, Justiça, Governo e Educação, conforme mostramos em nosso último blog.

Veja a seguir quais tendências devem influenciar o judiciário e o poder público nesta década.

Impactos da pandemia na Justiça

O Sistema Judiciário brasileiro já vinha passando por um grande processo de digitalização nos últimos anos, o que ajudou a preparar o setor para lidar com a pandemia, porém esse avanço não foi uniforme em todas instituições.

Com mais de 15.000 unidades judiciárias e 93 tribunais que possuem autonomia administrativa própria, o panorama digital ainda é fragmentado e conta com muitos sistemas isolados uns dos outros, devido à alta descentralização de decisões.

O estudo também aponta a clara tendência de manutenção do andamento dos processos digitais, mas com suspensão do andamento dos processos em papel, ou seja, tribunais com alto índice de digitalização sofreram impactos menores e conseguiram manter suas atividades, enquanto que os que ainda dependem do papel tiveram que suspender processos.

De maneira geral, a Justiça se adaptou bem a crise, graças ao elevado grau de digitalização que já existia e à algumas ferramentas incorporadas em suas operações, como a disponibilização de uma plataforma de videoconferência para realizar audiências.

Mas muitos aprendizados devem ser levados desse período para continuar essa evolução nos próximos anos, como a grande produtividade com trabalho remoto e a necessidade de digitalização completa e de integração de sistemas de processos eletrônicos.

Impactos da pandemia no Governo

Assim como o sistema judiciário, o poder público já tinha começado alguns processos de digitalização nos últimos anos, principalmente de documentos, como a CNH.

No estudo da Cisco fica evidente que diferentes esferas de governo apresentaram diferentes graus de resiliência, de acordo com o grau de digitalização que desenvolveram previamente, quanto mais avançada a agenda de transformação digital antes da crise, menor foi o impacto na vida do cidadão.

Por isso, a esfera federal sofreu menos, por já estar mais preparada digitalmente para os desafios do isolamento, em comparação à municipal, que ainda precisa percorrer um longo caminho nesse âmbito.

Atualmente as principais barreiras para esse desenvolvimento no Brasil é a falta de integração entre sistemas para proporcionar uma boa experiência ao usuário, mas nos próximos anos devemos enxergar uma mudança nesse cenário, com o interesse cada vez maior do governo e da própria população, que deve se habituar com o uso de serviços digitais.

Para isso, o setor público deve enxergar o privado como um importante aliado na promoção e aceleração da transformação digital de seus serviços, pois seu apoio técnico para a construção dessas estratégias é fundamental.

A IT2B possui ampla experiência no atendimento à clientes do setor público e judiciário, como por exemplo o Tribunal de Justiça de São Paulo, oferecendo um portfolio completo e especializado de soluções que agilizam, modernizam e tornam mais seguras suas operações. Conheça alguns cases da empresa no setor: https://www.it2b.com.br/cases/