
02 out Pandemia acelera a Transformação Digital
A crise causada pela Covid-19 acelerou de forma significativa o processo de digitalização das empresas, e até mesmo os hábitos dos consumidores, considerando que 56% dos brasileiros acreditam que a situação incentivou o uso da tecnologia no dia a dia, de acordo com o Kantar Ibope Media.
Outro dado interessante é o da pesquisa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, que mostra que 34% dos entrevistados enxergam a pandemia como um catalisador de processos que, se fossem por “vias naturais”, iriam demorar muito mais para acontecer, não é à toa que diversos investimentos que estão sendo feitos em TI.
Tecnologias como Segurança da Informação, Cloud Computing, Inteligência Artificial, Machine Learning e Análise massiva de dados têm crescido neste período e a tendência é que esse movimento aumente ainda mais em 2021. Um bom exemplo disso é a infraestrutura como serviço – IaaS, que deve crescer 13,4% em 2020 e 27,6% em 2021.
Segundo a Anatel, o uso da Internet no Brasil aumentou mais de 40%, com um boom na utilização de apps, serviços de streaming e no ensino EAD. Por isso, soluções de Machine Learning e Inteligência Artificial estão sendo cada vez mais aplicadas em diferentes setores para reunir aprendizados e insights sobre o novo comportamento do usuário.
Além disso, projetos de chatbot virtual ou mesmo URA cognitiva foram impulsionados, e muitas empresas estão começando a rever seu processo Omnichannel para atender de maneira integrada esse aumento significativo da demanda nos canais digitais.
Com a adoção repentina do Home Office por pelo menos 43% das empresas brasileiras (dados da Betania Tanure Associados – BTA), questões como arquiteturas de segurança e sistemas de autenticação ganharam importância para evitar perdas, danos e ataques de hackers, além de que os requisitos contínuos de colaboração à distância estimularam o uso de conferências baseadas em nuvem.
Falando nisso, um dos principais fenômenos que o mercado notou nestes últimos meses foi a aceleração de projetos de entrada na nuvem, e junto com ela, as companhias também aumentaram sua demanda por serviços gerenciados, capazes de dar suporte a outros aspectos que envolvem uma boa utilização da nuvem.
Por fim, mas não menos importante, de acordo com o jornal “The New York Times”, a automação robótica de processos cresceu de forma significativa durante a pandemia, graças a necessidade de reduzir o contato entre humanos, tendência que deve continuar no novo normal, principalmente no campo da telemedicina.
Com toda certeza, a pandemia catalisou iniciativas que já existiam no planejamento das organizações, mas que não eram postas como prioridades por conta de outros fatores. Esse tsunami de inovação e digitalização pode “ter começado” em 2020, mas os seus efeitos ainda serão percebidos ao longo da década.
Há 19 anos IT2B apoia o desenvolvimento de organizações públicas e privadas a partir de soluções aderentes para a transformação dos negócios, confira mais em: https://www.it2b.com.br/