
31 maio O futuro digital do compliance
Por: Dr. Helge Hess, evangelista Chef em ARIS.
Digitalizar processos de risco e conformidade pode revolucionar sua jornada através de um cenário regulatório em rápida evolução.
A digitalização dos processos de compliance pode revolucionar fazendo seu caminho através de um cenário regulatório em evolução. Em muitos setores e mercados regulados, o cumprimento dos requisitos regulatórios tornou-se uma “licença indispensável para operar”.
No entanto, muitas empresas enfrentam uma ampla gama de desafios para a gestão de riscos e conformidade:
- O número de regulamentos continua a crescer;
- Empresas lutam para manter uma visão geral sistemática e acompanhar as mudanças regulatórias;
- Os processos de conformidade ainda precisam de muita intervenção manual, consumindo tempo e levando a custos mais altos e mais erros;
- Compliance e gestão de riscos ainda são frequentemente entendidos como atividades isoladas.
A contribuição da digitalização
A digitalização e o uso de novas tecnologias podem reduzir significativamente o esforço manual e os custos para a conformidade e aumentar a qualidade dos resultados. Em vez de manuais, você pode distribuir políticas e instruções de trabalho aos funcionários de forma digital, especialmente levando em conta funções e responsabilidades, para que todos vejam as instruções apropriadas para eles – seja trabalhando em uma plataforma de petróleo ou no checkout do supermercado.
Os mecanismos automatizados de feedback e colaboração permitem que os funcionários interajam e compartilhem informações entre si.
Process Mining significa que o processamento de cada instância de processo individual é monitorado e analisado, para identificar desvios do processamento de alvos definido (ou seja, lacunas de conformidade).
A análise digital pode ser realizada de forma tão oportuna que casos não conformes podem ser detectados e evitados enquanto ainda estão sendo executados.
Chatbots e assistentes pessoais baseados em IA e ML podem interagir com clientes e funcionários para evitar processos manuais demorados, aumentar a produtividade, fornecer insights em tempo real, gerar relatórios e automatizar atividades relacionadas à conformidade.
Preparar e executar auditorias (internas e externas) também é muitas vezes ainda um processo altamente manual. Essas atividades podem ser muito mais eficientes por meio do acesso a um repositório de compliance em toda a empresa que descreve tanto as regulamentações pertinentes quanto a implementação na empresa, bem como o acesso aos resultados de monitoramento e mineração de processos.
Nos últimos anos, as funções operacionais são muitas vezes as primeiras a ver o investimento digital com conformidade geralmente sendo a última.
No entanto, os exemplos acima mostram que a transformação digital das funções de risco e compliance também promete enormes ganhos de eficiência e vantagens competitivas.
Você pode assistir ao webinar com Forrester, 3 Pilares de Excelência Operacional, clicando abaixo. E dê uma olhada neste Q & A pós-webinar com Rob Koplowitz, vice-presidente de analista principal da Forrester.
Leia o artigo completo na OPEX clicando aqui.
IT2B e Software AG: uma parceria de sucesso
Premiada pelo Gartner e bem posicionada no quadrante mágico, as soluções da Software AG agregam importantes diferenciais na atuação da IT2B para seguir avançando na direção do digital. Elas favorecem a fluidez de processos empresariais, com expectativas de retorno de até 3 vezes sobre o investimento em menos de 5 anos. Além disso, são flexíveis e totalmente direcionadas para cada caso, atendendo ao gestor com uma visão 360 do seu negócio.
Essa união também aumentou a capacidade de venda e posicionamento dos produtos da Software AG no setor público, graças a expertise da IT2B no atendimento e relacionamento com órgãos do governo, além de expandir ainda mais a capilaridade e abrangência dos seus softwares para suportar as transformações digitais do mercado.