Novos modelos e oportunidades de negócio crescem no mercado com o apoio da tecnologia

Em meio as incertezas causadas pela pandemia do COVID-19, muitas empresas utilizaram a tecnologia a seu favor e inovaram no uso de alguns recursos que já estavam circulando pelo mercado. O home office foi adotado por boa parte das organizações que conseguiram adaptar a sua jornada de trabalho a este novo modelo. Segundo uma pesquisa realizada pela BTA, cerca de 43% das empresas brasileiras migraram para esse regime durante a pandemia do coronavírus.

Muitas startups ganharam destaque neste período pelo crescimento exponencial que conquistaram, dentre elas negócios ligados a atendimento terapêutico online, telemedicina, plataformas tecnológicas para educação, entre outros. Algumas emergentes como a PayPal, empresa pioneira de pagamentos online, aumentaram seu valor de mercado com a chegada de novos usuários.

O varejo online também cresceu muito, segundo dados da ABComm, o Brasil registrou um aumento médio de 400% no número de lojas que abriram o comércio eletrônico por mês durante a quarentena. Além disso, houve uma ampliação de 40% nas vendas online, e os 6 setores que mais se desenvolveram neste período foram o de Calçados (99,44%), Bebidas (78,90%), Eletrodomésticos (49,29%), Autopeças (44,64%), Supermercado (38,92%), Artigos Esportivos (25,75%), Móveis e Decoração (23,61%) e Moda (18,38%).

Novos modelos de negócio com base na tecnologia

Desde o início da pandemia, o uso da internet cresceu cerca de 50%, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Diante desse cenário, novos modelos de negócio começam a se configurar, sempre com o ativo da tecnologia por trás promovendo a evolução e a transformação na rotina de pessoas e empresas.

O uso de soluções voltadas ao trabalho remoto como ferramentas de videoconferência, compartilhamento de arquivos em nuvem, recursos de edição colaborativa, entre outros cresceram com a chegada do home office. Já a compra por aplicativos registrou um aumento de 30% no Brasil e marcou uma mudança no padrão de comportamento do consumidor, já que boa parte dos entrevistados pretendem ampliar as compras via app.

A transformação digital dos negócios já não é mais uma escolha, hoje mais do que nunca, ela é uma necessidade. As empresas precisam ampliar suas possibilidades e aumentar o investimento em tecnologias que tragam melhores resultados e possibilitem a retomada da economia. Conheça o portfólio da IT2B e veja como podemos te ajudar a ingressar nessa nova era digital.