
26 ago Digitalização no setor público significa menos burocracia e mais eficiência
Apesar da adoção de ferramentas digitais ter se tornado uma realidade entre as empresas privadas há algum tempo, no setor público este processo tem sido mais lento. Tanto que o Brasil está na 54ª posição, dentre 193 países, do Índice de Desenvolvimento em Governo Eletrônico (EGDI), indicador da Nações Unidas que avalia a oferta de serviços públicos online, infraestrutura de telecomunicações e capital humano.
Este estudo é de julho de 2020 e reforça a necessidade de o País avançar na agenda da transformação digital, mas a boa notícia é que desde então o governo brasileiro tem demonstrado entender a importância desses investimentos tecnológicos para ampliar o acesso de qualquer pessoa aos serviços públicos.
Afinal, a tecnologia apoia a evolução da gestão pública com recursos e indicadores valiosos, que possibilizam agilizar fluxos de trabalho, digitalizar documentos e automatizar processos de maneira inteligente. Tudo para criar ambientes mais dinâmicos e integrados que deixam a burocracia de lado e geram maior eficiência operacional à máquina pública.
Além é claro, de facilitar a vida do cidadão, solucionar problemas sociais e melhorar o relacionamento com a sociedade como um todo.
Futuro da digitalização
O governo tem demonstrado que a transformação digital pública será uma de suas prioridades nos próximos anos. Algumas das ações que já estão em andamento e outras previstas para serem aplicadas são:
- Elaboração participativa de políticas públicas
- Comunicação mais direta com a sociedade
- Serviços executados pela própria população
- Modelo de gestão orientado por dados e perfis sociais
- Adoção de identidade digital segura e padronizada
- Desenvolvimento de serviços eficientes e mensuráveis
Naturalmente, o caminho é longo, existem muitos desafios na implementação de tecnologias disruptivas capazes de atender uma população e um território tão grande como o Brasil. Porém os esforços valem a pena quando analisamos os benefícios dessa transformação, desde o gasto eficiente e mais responsável dos recursos públicos, até o aumento da produtividade e diminuição da burocracia.
Inovação e tecnologias a serviço da evolução
Somente com melhorias constantes nos processos administrativos será possível elevar o nível dos serviços e trazer mais transparência e praticidade para o cidadão.
A IT2B sabe bem disso e tem feito sua parte para otimizar a rotina de trabalho dos gestores, com plataformas digitais apoiam a conexão do cidadão com os serviços públicos, por isso foi uma das patrocinadoras do evento Neuroliderança da it4CIO Public Sectors, onde teve a oportunidade de apresentar seu portfólio de soluções digitais em conjunto com a Software AG.
Um dos principais temas do encontro foi como a evolução da tecnologia e o aumento da conectividade tem feito com que a população consuma cada vez mais serviços digitais, especialmente depois da pandemia.
Representada por Welton Ramos, Executivo de Negócios, a IT2B apresentou suas soluções de Digital Transformation ao mercado e contou também com o apoio de suas parceiras Software AG e TechData (TD Synnex) em todos os momentos do evento, principalmente nas palestras e nas demonstrações realizadas em seu estande.
Segundo Welton, “a participação fortaleceu o posicionamento da IT2B como uma especialista em governo, estreitou seu relacionamento com clientes, também, possibilitou que ela ficasse por dentro das principais tendências e necessidades do mercado público.”
Governo, cidadão e organizações de diferentes setores trabalham com foco no avanço do mercado, e a IT2B está cada vez mais engajada para entender as reais necessidades destes públicos e levar soluções que colaborem com o avanço do governo 4.0, melhorando a relação entre Estado e sociedade.
Fonte consultada: Insper, Governo do Estado de São Paulo.