Desafios das Cidades – como a tecnologia pode ajudar a melhorar os espaços públicos

 

Há tempos as cidades vêm enfrentando problemáticas relacionadas ao crescimento do contingente populacional como questões de infraestrutura, mobilidade, segurança e comunicação. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), cerca de 84,72% dos brasileiros residem em áreas urbanas, a maior parte no Sudeste (93,14%), e a estimativa é que até 2025 cerca de 85% da população da América Latina habite os centros urbanos.

Hoje, os governos e órgãos públicos enfrentam uma corrida para a adaptação de velhos serviços e a reformulação de dinâmicas, que impactam diretamente no dia a dia da população. Setores essenciais como saúde, transporte e segurança são os mais afetados e dependem de reajustes urgentes, que possam garantir uma melhoria na qualidade de vida do cidadão.

Em uma análise geral sobre os dados, conseguimos ter uma noção desses desafios:

  • Mobilidade – estudos da Fundação Getúlio Vergas – FGV, mostram que a frota de automóveis brasileira cresceu 400% em apenas 10 anos;
  • Segurança Pública – 123 cidades concentram 50% dos homicídios ocorridos no país. 38% dos brasileiros elegeram a segurança pública como sua maior preocupação. O Brasil tem 1 roubo ou furto de veículo a cada minuto;
  • Saúde Pública – o Sistema Único de Saúde – SUS atende por ano, em média 75% da população brasileira. Desse total, 190 milhões de brasileiros são usuários em potencial e 150 milhões dependem exclusivamente do sistema.

 

Tecnologia que gera impacto e integra serviços, economia e o meio ambiente

Os avanços no campo da tecnologia, sugerem uma excelente alternativa para a resolução das problemáticas das cidades. Muitos recursos como conectividade, mobilidade, monitoramento e geolocalização estão sendo adaptados para projetos de melhoria dos espaços urbanos e a reconfiguração de diferentes serviços voltados à população. Iniciativas como monitoramento de vias públicas, conectividade em espaços públicos, aprimoramento de serviços como atendimento em hospitais e o uso da tecnologia para aumentar a integração entre governo e cidadãos, já são realidades em diferentes localidades do País.

Outros setores que acabam sendo beneficiados por essas mudanças são a economia e o turismo. Com o uso da tecnologia para o desenvolvimento dos espaços públicos é possível digitalizar serviços, reduzir custos com operações, melhorar o entorno dos comércios e potencializar a eficiência de diferentes serviços prestados, oferecendo uma experiência mais impactante para o usuário e atraindo turistas para as regiões. Apesar do crescimento ainda tímido, iniciativas como essas já estão acontecendo em todo País. No Sul e Sudeste do Brasil, importantes projetos direcionados à sustentabilidade, conectividade e qualidade de vida dos cidadãos já foram implantados e vêm contabilizando resultados relevantes tanto para a administração pública quanto para os munícipes.

Soluções IT2B para melhoria dos espaços urbanos

Diante das mudanças e necessidades do mercado, a IT2B aprimorou sua solução de Smart Place, que oferece diferentes recursos para conectar espaços públicos e possibilita a construção de cidades mais inteligentes. Tecnologias flexíveis que se adaptam a diferentes tipos de projetos e regiões, democratizam espaços urbanos, além de engajar os cidadãos com o comércio e serviços locais.

Uma nova dinâmica de gestão para os administradores e um papel muito mais colaborativo e participativo para o cidadão, com recursos que ajudam na segurança pública, melhoram a integração entre as instituições, conectam os usuários e tornam a administração pública mais eficiente.

Acesse nosso site e veja mais detalhes sobre a solução de Smart Place da IT2B.