Desafios da Digitalização – Porque as empresas precisam se adaptar ao novo contexto digital do mercado

Os avanços tecnológicos têm despertado na sociedade uma procura cada vez maior por agilidade e praticidade, impactando não só seus hábitos de consumo, como também a busca por produtos e serviços no mercado. A popularização de dispositivos como smartphones, notebooks e tablets aumentaram a conectividade e mudaram significativamente a forma das pessoas realizarem atividades rotineiras como fazer compras, contratar algum tipo de serviço ou até mesmo se comunicar.

Tecnologia e comportamento passam a caminhar juntos, já que hoje grande parte dos consumidores atuam de forma ativa no mercado, dando feedbacks para as empresas, fazendo reclamações e cobrando um posicionamento das marcas. O aumento de informações e dados disponíveis, provenientes desses dispositivos e das redes sociais de seus consumidores, têm se tornado um grande desafio para as empresas, que precisam administrar esse novo “capital” e assegurar a correta utilização do conteúdo.

As organizações correm contra o tempo para se adequarem a essa nova realidade de mercado e atenderem dois tipos de públicos diferentes. De um lado estão os nativos digitais, que desde pequenos tiveram contato com dispositivos modernos, tecnologia e conectividade; e de outro lado estão os imigrantes digitais, que tiveram contato com computadores já na fase adulta e tentam se adaptar todos os dias a essa nova era digital.

Impacto na dinâmica das empresas

Além de interferir na vida dos consumidores, essas constantes mudanças impactam na dinâmica das empresas, tanto no setor público quanto no privado, que precisam correr contra o tempo para adequarem seus produtos e serviços a esse novo mercado. Cerca de 96% das organizações brasileiras enfrentam muita turbulência durante o processo de migrar seus negócios para um contexto digital. No mundo inteiro, apenas uma em cada três empresas (32%) reportam projetos de transformação digital em andamento.

O número de organizações integradas ao novo contexto digital vem aumentando a cada ano, porém os desafios da transformação continuam. É preciso ter processos (internos e externos) mais dinâmicos, plataformas intuitivas que ofereçam soluções ágeis e assertivas, e proporcionem para o usuário uma experiência positiva e eficiente durante todo seu contato com a marca.

Vale ressaltar que investir em digitalização não se trata apenas de levar mais tecnologia para a empresa, e sim traçar um plano estratégico de atuação que esteja integrado com toda essa infraestrutura digital. Em paralelo, é preciso agregar uma nova cultura entre os colaboradores e buscar um desempenho cada vez melhor frente aos concorrentes.

Há mais de 15 anos a IT2B vem trabalhando no mercado para inovar as operações de seus clientes e parceiros. Com soluções de User Experience e digitalização de processos, a empresa já contabiliza diferentes cases de sucesso em todo o Brasil. A solução de Smart Attendance é um exemplo que agrega diferentes tecnologias como BI & Analytics, Inteligência Artificial, Computação Cognitiva, entre outras. Tudo isso de forma totalmente integrada e modular, adaptado à realidade de cada organização.

Quer saber mais sobre essa solução? Acesse Smart Attendance.