COVID-19 acelera processo de Transformação Digital

Historicamente, momentos de crise sempre estimularam a inovação e a busca por novas alternativas, e desta vez não será diferente.

A pandemia do vírus COVID-19 se espalhou rapidamente pelo mundo e trouxe impactos nos hábitos de consumo, nos processos internos das organizações e na comunicação das marcas.

Segundo Kevin Sneador, um dos sócios da McKinsey & Company, “o COVID-19 não é apenas uma crise de saúde de imensa proporção – é também uma reestruturação iminente da economia global”.

Vários setores, como varejo, turismo, hoteleiro e construção civil, sentiram os impactos negativos dessa epidemia. Por isso, este novo cenário exige uma liderança situacional, com franqueza, objetividade, transparência e empatia em uma gestão de crise focada no bem-estar das pessoas.

A necessidade do isolamento social tem causado mudanças importantes na economia e no comportamento das empresas, que começaram a adotar recursos tecnológicos para digitalizar serviços, otimizar processos e abrir novos canais de atendimento.

Por causa disso, os especialistas apontam que as organizações vão ter que se reinventar e reavaliar seus modelos de negócios, promovendo transformações no seu regime de trabalho e estimulando a realização de atividades à distância para minimizar a velocidade de contágio do vírus.

Trabalho remoto

O Home Office não é um modelo de trabalho novo, mas a necessidade de ficar em casa tem acelerado seu processo de implantação no Brasil.

Embora esteja em crescimento, o trabalho remoto ainda não é uma realidade para todos brasileiros. Segundo pesquisas do IBGE, da Betania Tanure Associados e da Hibou, 5,2% dos trabalhadores atuavam nessa modalidade em 2018 no país, índice que subiu para 43% na 2ª quinzena de março, em decorrência da epidemia, e que já alcançou o patamar de 60% agora no começo de abril.

Ainda que essa seja uma excelente alternativa, ela ainda é inviável para muitos segmentos, como a indústria, o transporte e o varejo físico, já que nem todas as funções são compatíveis com o funcionamento a distância. Porém, a expectativa é que os avanços da Indústria 4.0 façam com que cada vez mais postos de trabalho sejam contemplados por essa opção.

O Home Office é uma tendência global, mas também um desafio no Brasil, visto que quase metade das empresas apontam a “adaptação das atividades presenciais para virtuais” e o “gerenciamento remoto de pessoas” como as principais dificuldades desse processo de adaptação.

Apesar disso, muitos acreditam que após a crise do COVID-19, o modelo de trabalho será revisto de forma permanente e nada voltará a ser como antes, com a previsão de que ao menos 25% dos colaboradores continuem trabalhando em suas casas pelo menos uma vez por semana.

Modernização tecnológica

Flexibilizar rotinas de trabalho, diminuir a burocratização interna e disponibilizar serviços e processos digitais não são mais diferenciais, mas sim obrigações das empresas que querem se adaptar ao novo momento que estamos vivendo.

A tecnologia é o melhor jeito para evitar o contato entre as pessoas, já que por meio das ferramentas digitais, é possível realizar reuniões online, videoconferências, criar grupos privados e gerenciar tarefas corporativas.

Mais do que nunca, a Transformação Digital virou obrigação. A pandemia foi um gatilho importante para a inovação e o que antes era tendência, agora virou urgência.

Desde a utilização de soluções mobile de streaming e delivery até a implantação de serviços de cloud computing para atividades à distância, a digitalização do mundo é um caminho sem volta pois é uma questão de sobrevivência para as empresas.

Definitivamente as crises mudam padrões e despertam ideias inovadoras capazes de mudar o mundo. E seu negócio? Está preparado para a Era Digital?

Com posicionamento em Digital Transformation Services, a IT2B é especialista em integrar tecnologias em diversos ambientes e tem como principal objetivo apoiar seus clientes e parceiros na transformação para a nova realidade do mercado.

FONTES: CIO | HUFFPOST | GAUCHAZ | JORNAL DE BRASÍLIA | VALOR ECONÔMICO | R7 | ROCKCONTENT | CRYPTO ID | EXAME| TRANSFORMAÇÃO DIGITAL