
01 abr Confira o resultado e as soluções apresentadas no Curitiba Smart Hack
A maratona de inovação promovida pela Minsait e patrocinada pela IT2B foi um sucesso e gerou muitos projetos interessantes para transformar a cidade de Curitiba em uma Smart City.
Ao todo foram 24 equipes com 162 participantes de todo o país, formadas por profissionais de diversas áreas de especialização que debateram por 42 horas os desafios urbanos em Turismo Inteligente, Mobilidade e Segurança do Cidadão. O evento virtual contou com a presença de 30 mentores e 9 jurados especialistas em ecossistemas de inovação, que prestigiaram a iniciativa com sua expertise em cidades inteligentes.
Conheça os ganhadores
A Equipe Magda foi a grande vencedora, com o desenvolvimento de um aplicativo de Turismo Inteligente para o público sênior, o “Simbora Curitiba”, que facilita o acesso a parques, museus e feiras, além de estimular o comércio local. Com interface facilitada, filtro de acessibilidade, localização e categorias de interesse, o app envia mensagens sobre a agenda de eventos culturais no WhatsApp do usuário e é voltado para a população com mais de 60 anos, que em 2022 ultrapassará a população de até 14 anos em Curitiba.
A ideia inovadora vem de encontro ao crescimento do turismo na capital, com uma média de 7,2 milhões de visitantes anuais, sendo a cidade que mais recebe turistas no Paraná. Importante ressaltar que a equipe foi inteiramente formada por mulheres, mostrando na prática como elas têm ganhado espaço no mercado de tecnologia, principalmente em meio a pandemia. Com um crescimento de quase 200% na contratação de profissionais femininas, elas agora representam 45,76% do setor, segundo levantamento da Gupy, empresa de tecnologia para recursos humanos.
Em 2º lugar ficou a Equipe Guria, que concebeu uma plataforma para promover e democratizar o turismo histórico e cultural de Curitiba, com interface gamificada para tornar cada usuário um colecionador. E fechando o pódio em 3º lugar, tivemos a Equipe Colectiba que também desenvolveu um app para e compartilhar experiências turísticas digitalmente, por meio de blockchain e token digital, como se fosse uma espécie de álbum de figurinhas da cidade.
O grupo vencedor ganhou 10 mil reais, a possibilidade de participar de um pitch na Smart Plaza durante o Smart City Expo Curitiba e ingressos para o Smart City Expo World Congress em Barcelona. O 2º colocado também levou ingressos para o Smart City Expo World Congress em Barcelona e, assim como o 3º lugar, ingressos para o Smart City Expo Curitiba.
IT2B marcando presença
Além de ser a patrocinadora desse Hackathon, a IT2B esteve representada no evento virtual pelo seu CEO Carlos Motti e seu Diretor de Pré-Vendas Pablo Miranda, que integraram a mesa julgadora do Curitiba Smart Hack. O apoio ao evento foi totalmente alinhado com o negócio da IT2B, que possui em seu portfólio soluções voltadas para o desenvolvimento de cidades inteligentes com tecnologia e inovação.
“Iniciativas como o Curitiba Smart Hack são essenciais para estimular a inovação e reunir conhecimento local sobre a cidade, gerando novas oportunidades para desenvolver soluções voltadas as necessidades da população. ” (Pablo Miranda).
“Para a IT2B, foi muito interessante participar de um projeto colaborativo como esse, que reúne profissionais de diversas disciplinas unidos pelo mesmo propósito. Conhecer e avaliar cada ideia agregou muito conhecimento a todos os envolvidos, que pode ser utilizado para melhorar a gestão dos serviços públicos. ” (Carlos Motti).
Conheça mais sobre o trabalho que a IT2B realiza para transformar as cidades brasileiras em verdadeiras Smart Cities, clique aqui.
Fonte: Minsait, Gazeta do Povo, Prefeitura de Curitiba, Gupy.