Automação Robótica de Processos: Tecnologia estratégica para os mais diversos setores

Organizações resilientes sabem que precisam ser ágeis para sobreviver e alcançar o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo. Para isso, elas devem ser capazes de identificar e automatizar rapidamente o maior número de processos de negócios. O que exige automação de ponta a ponta e uma verdadeira transformação do fluxo de trabalho digital. 

O RPA (Robotic Process Automation) é uma tecnologia com foco na automação de processos por meio do uso de robôs, que são softwares específicos treinados para determinadas tarefas. Em geral, os bots são usados para execução de tarefas repetitivas e burocráticas, antes feitas por pessoas de forma manual, um processo passível de erros. 

 

O RPA é para a minha empresa? 

 

Qualquer empresa, independentemente do porte ou área de atuação, possui processos que podem e devem ser melhorados continuamente. As tarefas administrativas realizadas pelas várias áreas que compõem a empresa são inúmeras, e dar conta de tudo isso por meio de operações manuais demanda tempo, limita a produtividade e abre precedentes para erros.  

Por isso, já há algum tempo, a implementação de sistemas de automação de processos de diferentes tipos, que aumentam a eficiência operacional, tem se tornado uma tendência no meio corporativo. 

E para isso, como em todo tipo de projeto, um bom início significa um bom planejamento. Para implementar um robô de RPA, o primeiro passo é mapear as necessidades da empresa e definir o que deve ser automatizado no momento e quais atividades são mais bem feitas quando realizadas manualmente e podem continuar assim. Essa etapa deve ser feita com cuidado para que a ferramenta seja útil e estratégica. 

 

Cinco exemplos de aplicação de RPA 

 

  1. Processamento de consulta de e-mail de clientes

Empresas com áreas de suporte intensas precisam responder centenas de e-mails de clientes diariamente e podem se beneficiar muito com o RPA. Os e-mails podem ser filtrados por temas em grupos específicos e as respostas, fornecidas pela solução RPA. Os e-mails com problemas mais críticos e urgentes são encaminhados automaticamente para serem tratados por equipes especializadas.  

O uso de RPA em processos como esses pode: 

  • Aumentar a escala e o escopo das campanhas de e-mail  
  • Aumentar o ROI nos custos com pessoal 
  • Capacitar a equipe para obter melhores resultados 
  • Aumentar o valor médio do pedido  
  • Ajudar na retenção de clientes  

 

  1. Processamento de Folha de Pagamento

Este é um exemplo clássico de uma atividade que necessita de intervenção manual mês após mês, todos os anos, e demanda muito trabalho. O sistema RPA pode ser usado para extrair os detalhes necessários de planilhas de horas manuscritas e calcular o pagamento de cada colaborador e ainda fazer os pagamentos, incluindo as transações bancárias necessárias. 

Vantagens da automação da folha de pagamento:  

  • Gera holerites precisos  
  • Cálculo da folha de pagamento e descontos em um ritmo mais rápido  
  • Calcula despesas, bônus, pagamento de férias etc. com o mínimo de esforço  
  • Reduz o ônus com questões de conformidade  
  • Elimina a necessidade de entender a complexa legislação tributária  
  • Armazena e organiza os dados relativos a holerites e relatórios anuais de forma segura e de fácil acesso.  

 

  1. Processamento de formulários

Muitas empresas precisam trabalhar formulários para que um processo inicial seja acionado em seu sistema. O RPA otimiza a criação, impressão, envio de fax, integração, segurança e tráfego de entrada e saída de documentos. As empresas podem criar e gerenciar praticamente qualquer tipo de documento, de faturas a relatórios de incidentes. Podem também rastrear facilmente as informações coletadas. 

Vantagens da automação de formulários:  

  • Redução de custos  
  • Maior produtividade  
  • Processamento rápido  
  • Acesso remoto  
  • Auditoria aprimorada 

 

  1. Reconciliação de Conta

Solicitações como reconciliação de extratos são bem tratados pelos robôs de RPA, uma vez que recebem tudo o que precisam para substituir com eficiência pessoas que teriam de fazer esses trabalhos. Com essa opção, os funcionários podem realizar tarefas de maior valor agregado e deixar os trabalhos monótonos e burocráticos para os robôs. 

Benefícios de automatizar o processo de reconciliação de contas: 

  • Reduz pagamentos duplicados 
  • Melhora a eficiência dos processos 
  • Economiza tempo na verificação manual de seus extratos bancários. 
  • Permite que a equipe financeira se concentre nas principais tarefas de contas a pagar 

 

  1. Processamento de reclamações de clientes

As reclamações de clientes, independentemente do tipo e linha de negócios, podem aumentar exponencialmente, dependendo da base de clientes que o negócio possui. Essas reclamações podem ser registradas em relação a um conjunto atual de problemas e cada um dos problemas mais recentes levantados pode ser categorizado pelos robôs de RPA. Com base em cada uma dessas categorias, pode haver possíveis soluções sugeridas aos clientes imediatamente. Assim, as reclamações dos clientes podem ser atendidas 24 horas por dia, 7 dias por semana, em vez de 8 horas por dia e apenas 5 dias por semana. 

Benefícios da automação do processamento de reclamações de clientes:  

  • Agiliza o processo  
  • Reduz os custos operacionais  
  • Check-out rápido  
  • Aumenta a receita  
  • Aumenta a taxa de retenção de clientes 

 

Transforme o seu negócio com RPA 

 

O RPA (Robotic Process Automation) é a solução que ajuda empresas de todos os setores no ganho de eficiência e resiliência a partir da identificação e automação do maior número de processos de negócios.   

Para implementar um robô de RPA, é importante fazer um planejamento estratégico e compreender a realidade da sua empresa, suas atividades, processos e necessidades para uma adoção bem-sucedida.  

Por isso, é recomendável buscar fornecedores confiáveis e com experiência nesta tecnologia, que poderão dar o suporte necessário, tanto dos processos que deverão ser automatizados, quanto na escolha da solução, pois há muitas ofertas disponíveis no mercado com diferentes características. 

A IT2B possui profissionais especializados para auxiliar as empresas na definição, implantação e sustentação de projetos de RPA, fornecendo os especialistas e as ferramentas necessárias. Entre em contato conosco para saber como começar!