Indústria 4.0, Saúde 4.0 e Web 3.0 Como entregar produtos e serviços no ambiente digital

Odair Souza

Head of Digital Transformation

Indústria 4.0, Saúde 4.0 e Web 3.0
Como entregar produtos e serviços no ambiente digital

Neste novo momento do mercado, esses termos têm sido cada vez mais vistos e compartilhados, mas antes de mais nada precisamos entender melhor a Indústria 4.0, Saúde 4.0 e Web 3.0. A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba tecnologias como: Inteligência Artificial, Big Data, Analytics e Internet das Coisas – IoT, todas estas soluções são suportadas por computação em nuvem, para automação, troca e análise de dados.

Um dos objetivos da Quarta Revolução Industrial é a melhoria da eficiência e a produtividade dos processos industriais com uso intensivo de automação. Para isso, são aplicadas soluções com sensores monitorados por inteligência artificial para detectar anomalias no funcionamento dos equipamentos, além de sugerir manutenções preventivas nos mesmos e utilizar impressão 3D para reposição de peças.

Já a Saúde 4.0 segue a mesma linha, com uso de tecnologias que permitem um melhor atendimento ao paciente. Ela recorre as plataformas digitais que permitem um monitoramento em tempo real e, por exemplo, ajuda evitar quedas durante os períodos de internação, realiza análise de exames por imagens com uso de IA facilitando o diagnóstico. Tivemos o exemplo da saúde 4.0, com o desenvolvimento em tempo record das primeiras vacinas contra a COVID 19.

A Web 3.0 representa a próxima fase da evolução da web/internet e potencialmente pode ser muito inovadora ao representar uma mudança de paradigma tão grande quanto a versão atual (Web 2.0). A versão 3.0 tem como objetivo ser mais descentralizada com maior atuação do usuário, como por exemplo o uso de avatares nos ambientes de metaverso.

 

Um novo cenário com novas possibilidades

 

Nesta corrida para se atualizar, temos os órgãos públicos, fazendo uso de inteligência artificial para atender melhor aos cidadãos, como por exemplo o CNJ relata na sua revista o case que comprova a eficiência do uso de inteligência artificial para análise de processos jurídicos relativos a execuções fiscais.

“(…)Processos relativos a execuções fiscais, por exemplo, representam 39% do total de casos pendentes (4 em cada 10 processos) e 73% das execuções pendentes no poder judiciário, levando uma média de 11 anos para um desfecho. A Justiça Federal gasta R$ 4,3 mil por processo, sem contabilizarmos embargos e recursos aos tribunais, sendo que a mão de obra que faz parte de toda a tramitação processual representa R$ 1,8 mil. Em prova de conceito de inteligência artificial realizada no TJRJ, o sistema de IA deu cabo de 6.619 processos em pouco mais de 3 dias, enquanto um servidor dedicado exclusivamente a essa atividade demoraria 2 anos e 5 meses para fazer o mesmo. A “máquina” foi 1.400% mais veloz que o homem e a acurácia alcançaram o patamar de 99,95%, enquanto o percentual de erro do humano é de 15%, não só economizando tempo e gastos como sendo capaz de ampliar a arrecadação, além de permitir que juízes e juízas, servidores e servidoras da vara possam dedicar mais tempo aos processos de maior complexidade.” – Revista Eletrônica do CNJ, v5 n1 Jan/Jun 2021| ISSN 2525-4502 Pág. 24.

A transformação digital continua em um ritmo acelerado e a IT2B tem parceria com grandes fornecedores de tecnologia para acompanhar esse movimento. O que observamos é que os nossos parceiros tecnológicos estão se antecipando em fornecer soluções para atender as empresas e instituições de governo, com o objetivo de atuarem com menos atrito nesta sociedade digitalizada e entregar os seus produtos e serviços. As pessoas têm presença e consomem esses ativos através dos ambientes e plataformas digitais.

Para concluir, vemos que as tecnologias podem suportar esta sociedade 4.0 e cabe as empresas que atuam como prestadoras de serviços, como a IT2B, utilizarem essas soluções de forma inteligente. Ajustá-las as necessidades dos clientes é essencial para auxiliá-los a vencerem seus desafios, tais como: melhorar processos empresariais, automatizar tarefas repetitivas, fazer análise de dados, tirar insights de negócio, além de criar novos produtos e serviços usando as plataformas digitais.

Conte com o nosso time de especialistas!