A importância de IA e RPA para a criação de novos modelos de produção

A automação oferece diversas vantagens para as organizações. Uma delas é substituir humanos em tarefas repetitivas, conferindo maior eficiência, precisão e redução de custos, permitindo que as pessoas exerçam funções mais estratégicas e analíticas. 

Isso vale para um robô que faz a soldagem de uma peça na fábrica ou um robô de RPA (Automação Robótica de Processos), que captura informações de uma nota fiscal e as transfere para o ERP (Sistema de Gestão Empresarial). 

Alguns estudos indicam que a força de trabalho, em nível mundial, está exaurida de tanto trabalho, que há hoje um acúmulo de horas extras nas empresas e que vem aumentando significativamente os casos de burnout entre os colaboradores. Isso poderia ser minimizado se algumas tarefas fossem substituídas por processos automatizados. 

O mercado de automação de processos robóticos (RPA) vem crescendo rapidamente nos últimos anos. O RPA em sua forma mais pura, no entanto, é apenas o começo, pois a inteligência e capacidades cognitivas estão sendo integradas ao RPA, permitindo que as máquinas executem tarefas normalmente reservadas a humanos. 

 

Crescimento da automação inteligente 

 

O estudo Global Intelligent Automation investigou como a automação de processos vem evoluindo e transformando as empresas com a adoção de novas ferramentas inteligentes. 

Segundo o relatório, em 2015, apenas 13% das organizações relataram planos de aumentar a automação investindo em RPA. A pesquisa deste ano mostrou que, seis anos depois (os dados se referem a 2021), as tecnologias RPA e OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) finalmente chegaram ao mainstream; 74% dos entrevistados já estão implementando RPA e 50% já estão implementando OCR.  

As organizações estão aproveitando o sucesso dos primeiros adotantes e usando agora ferramentas de automação inteligente. Seguido por RPA e OCR, os entrevistados relataram que IA, mineração de processos e monitoramento de processos são as próximas tecnologias emergentes mais desejáveis, com 46% planejando implementar IA nos próximos três anos, seguido por 43% para mineração e monitoramento de processos. 

 

Automação de ponta a ponta 

 

Muitas organizações iniciaram sua jornada de automação com ferramentas básicas, como RPA e OCR, para automatizar tarefas em áreas específicas, como processos financeiros. Essas iniciativas normalmente agregam algum valor, mas as limitações do uso de uma ou duas ferramentas apenas para automatizar tarefas específicas logo se tornaram aparentes.  

Ferramentas de software complementares foram gradativamente adicionadas ao kit de ferramentas e o redesenho de processos muitas vezes também foi incluído no escopo. A busca era implementar uma automação mais ampla, de ponta a ponta. 

A automação de ponta a ponta é uma metodologia que se concentra na entrega de uma solução de automação em todo o processo, que pode envolver o uso de várias ferramentas. Esse método de entrega de automação permite que as organizações obtenham benefícios mais significativos em toda a cadeia de valor. No outro extremo, a automação de tarefas busca automatizar tarefas discretas – normalmente fragmentos de um processo de ponta a ponta. 

Os adotantes mais avançados da automação inteligente mudaram constantemente da automação baseada em tarefas para a automação de ponta a ponta. Os resultados da pesquisa mostraram que, enquanto se recuperam da pandemia de Covid-19, mais de 85% das organizações estão repensando como o trabalho é feito.  

E este ano, a pesquisa descobriu que 92% dos implementadores e escaladores já estão implementando a automação de ponta a ponta como parte de sua estratégia de automação inteligente (44%) ou estão planejando implementá-la nos próximos três anos (48%). 

 

RPA libera os colaboradores para tarefas mais estratégicas e analíticas  

 

Várias pesquisas mostram que os funcionários estão cansados de tanto trabalho, aumentando a incidência de casos de burnout. Isso pode ser minimizado com a automação de tarefas burocráticas e repetitivas, liberando os colaboradores para tarefas mais estratégicas e analíticas. 

O RPA vem sendo adotado pelas empresas para automatizar tarefas específicas. Elas estão, agora, mirando a automação de ponta a ponta, redesenhando seus processos e adotando recursos de Inteligência Artificial.  

A automação de ponta a ponta é uma metodologia que se concentra na entrega de uma solução de automação em todo o processo, que pode envolver o uso de várias ferramentas. Esse método de entrega de automação permite que as organizações obtenham benefícios mais significativos em toda a cadeia de valor. 

Para uma implementação bem-sucedida de uma solução de RPA é recomendável o apoio de um parceiro confiável. A IT2B possui profissionais especializados para auxiliar a sua empresa com as melhores soluções tecnológicas do mercado.