
22 fev Automação é oportunidade para otimizar fluxos de trabalho nos setores público e privado
A parceria entre humano e máquina sempre se mostrou positiva na história do trabalho e agora, em tempos de Transformação Digital, ela é mais necessária do que nunca. Nos últimos anos, a hiperautomação se tornou uma vantagem competitiva para qualquer organização, seja pública ou privada, apesar de ainda enfrentar diversos obstáculos para seu avanço em massa, especialmente na questão da implantação.
Essa integração de diferentes tecnologias, como machine learning, automação robótica de processos e ferramentas low-code tem como principal objetivo facilitar e agilizar processos repetitivos, permitindo que as pessoas foquem no trabalho que demanda mais inteligência. Segundo uma pesquisa global da ServiceNow e da ThoughtLab, 33% das organizações fizeram progressos significativos na área, com investimentos crescentes na otimização de serviços e suporte de TI com o objetivo de promover melhores experiências, tanto para o usuário quanto para o colaborador.
Esse movimento reforça a necessidade de as organizações atualizarem seus fluxos de trabalho com novas ferramentas, migrando a mentalidade das operações reativas em direção a modelos mais proativos, que agem antes do problema ocorrer. Assim é possível criar jornadas de trabalho otimizadas e cada vez mais digitais, em que as experiências personalizadas sejam fruto da automação e do autosserviço disponível ao usuário.
Setor público e privado ganham com a automação
No setor privado, o que está conduzindo essa transformação é o novo comportamento do consumidor, que valoriza experiências mais fluídas em diferentes canais e de maneira autônoma, sem precisar lidar com um operador de telemarketing, por exemplo.
Ao automatizar as tarefas do dia a dia as empresas estão se tornando mais produtivas e competitivas, com sua força de trabalho não sendo substituída, mas sim canalizada para áreas em que possa ser explorada e melhor aproveitada para gerar ganhos reais às entidades. Tudo isso converge para a redução de custo e satisfação do usuário, além é claro, da simplificação, integração e redesenho de processos que melhoram a velocidade da colaboração.
Os mesmos benefícios podem ser sentidos no setor público, onde a tecnologia possui potencial para impactar positivamente no dia a dia do funcionalismo. Afinal, os serviços públicos precisam acompanhar a evolução dos hábitos digitais do cidadão, se modernizando para gerar inovações concretas na resolução de problemas de forma mais rápida e no aumento do engajamento e da produtividade de colaboradores.
Diversos governos e prefeituras mostram que estão alinhados com a implantação da hiperautomação, e especialmente com a capacitação, qualificação e treinamento de funcionários, investimento fundamental para aproveitar ao máximo as ferramentas que ajudam na construção de uma cultura de otimização e constante aprimoramento.
De acordo com a pesquisa da ServiceNow, citada anteriormente, a nuvem tem sido o principal fator de otimização para 76% dos executivos entrevistados, pois ela oferece acesso seguro e em qualquer lugar a dados e arquivos, auxiliando organizações a se moverem com mais agilidade e eficiência. A tendência é que os esforços de otimização só cresçam, com 54% das organizações sinalizando que planejam otimizar áreas essenciais nos próximos dois anos, como o gerenciamento de riscos, a segurança cibernética, a experiência do funcionário e os fluxos de trabalho digitais.
Como transformar meus fluxos de trabalho?
Conte com as soluções integradas da IT2B para digitalizar e automatizar processos como uma verdadeira plataforma digital. Seja no setor público ou no privado, é possível oferecer experiências modernas e mais envolventes em todas as esferas, para que todos trabalhem de maneira mais rápida e eficiente.
A IT2B é uma empresa de tecnologia em constante atualização, que vem firmando novas parcerias com outras instituições do setor para unir diferentes inteligências e ampliar seu escopo de atuação. Assim, agrega valor aos seus serviços com recursos que crescem totalmente alinhados com as necessidades específicas de cada cliente.
Fale com nossos especialistas e saiba como podemos potencializar experiências e fluxos de trabalho: www.it2b.com.br/contato/
Fontes: ServiceNow, TIInside.