
21 jun Transformação Digital: Como preparar a sua empresa para atender aos clientes digitais
A transformação digital está no topo das agendas corporativas há pelo menos uma década e não mostra sinais de desaceleração. A velocidade na transformação ganhou ainda mais impacto com o período de Covid-19, onde os clientes derrubaram barreiras entre o físico e digital nos canais de comunicação e consumo.
Além disso a adoção de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, análise de dados, automação de processos e computação em nuvem, impulsionou a eficiência operacional, aprimorou a experiência do cliente e abriu novas oportunidades de negócios.
No entanto, a transformação digital é apenas o começo de uma jornada contínua de adaptação e evolução. Por isso, neste artigo, exploraremos caminhos que as organizações devem considerar para se manterem relevantes em um cenário de inovação constante com clientes digitais.
Design Thinking
A transição para o digital não é tarefa fácil. É um mundo de transformação rápida e imprevisível. Manter-se atualizado pode representar um desafio. É aí que entra o design thinking.
Design thinking é uma metodologia eficiente utilizada para o entendimento das necessidades de cada negócio. Com ele, é possível unir criatividade e inovação para resolver os problemas das empresas e criar perspectivas de oportunidades e resultados. Isso é importante porque um elemento crítico para a transformação digital é criar uma excelente experiência para o cliente. Para fazer isso de forma eficaz, é crucial entender suas motivações, necessidades e dores.
Hoje, colocar o consumidor no centro do processo criativo pode levar a empresa a realmente entender e desenhar produtos e serviços que sejam genuinamente construídos a partir de dados reais coletados pela equipe e que atendam e melhorem as experiências dos seus clientes ao consumir os seus produtos e serviços.
A transformação digital apresenta problemas complexos e indefinidos. Portanto, usar o design thinking para abraçar essa grande mudança dentro da empresa ajuda a criar soluções por meio de uma abordagem fluida, flexível e prática para interagir com os consumidores.
DevOps
DevOps é uma abordagem cultural, organizacional e tecnológica que busca integrar o desenvolvimento de software (Dev) e as operações de infraestrutura (Ops) de uma empresa. Ela promove a colaboração entre as equipes de desenvolvimento, operações, qualidade e segurança, com o objetivo de criar um ambiente de desenvolvimento ágil, eficiente e confiável.
A combinação de DevOps e negócios pode trazer as seguintes vantagens:
Entrega contínua
A abordagem DevOps permite a entrega contínua de software, o que significa que as empresas podem lançar atualizações e novos recursos de forma rápida e frequente. Isso possibilita a antecipação às demandas do mercado e a obtenção de feedback dos usuários de maneira mais ágil, facilitando a adaptação aos requisitos de negócios em constante evolução.
Maior eficiência operacional
Com a automação de processos e a colaboração entre as equipes, o tempo necessário para implantar, testar e manter o software é reduzido. Isso resulta em uma maior eficiência operacional, permitindo que as equipes de TI se concentrem em atividades de maior valor para o negócio.
Resposta rápida a problemas
A abordagem DevOps enfatiza a detecção precoce de problemas e sua resolução rápida. Isso minimiza o tempo de inatividade e os impactos negativos nos negócios, garantindo a disponibilidade e confiabilidade dos sistemas.
Alinhamento com as necessidades do negócio
Ao adotar práticas DevOps, as equipes de desenvolvimento e operações têm uma compreensão mais clara das necessidades do negócio e são capazes de trabalhar em conjunto para atender a essas demandas. Isso resulta em soluções tecnológicas mais alinhadas com os objetivos estratégicos da empresa.
Cultura de colaboração
A cultura DevOps promove a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre as equipes. Essa abordagem contribui para um ambiente de trabalho mais colaborativo e integrado, no qual os funcionários se sentem incentivados a contribuir com suas ideias e habilidades para o sucesso do negócio.
Melhoria contínua
DevOps incentiva a adoção de práticas de melhoria contínua, como o monitoramento de desempenho e a coleta de feedback dos usuários. Essas práticas permitem que as equipes identifiquem áreas de oportunidade e implementem melhorias constantes no software e nos processos relacionados.
Deste modo, a combinação de DevOps e negócios permite que as empresas se tornem mais ágeis, eficientes e adaptáveis. Ao promover a colaboração, a automação e a entrega contínua de software, essa abordagem ajuda a impulsionar a inovação e a competitividade no mercado.
Converse com um dos nossos especialistas para entender como o DevOps se aplica na realidade do seu negócio.
Agile
Um estudo recente da empresa de pesquisa Gartner descobriu que a maioria dos CEOs (59%) diz que as iniciativas digitais demoram para acontecer e 52% levam muito tempo para perceber valor. A pressão é para acelerar a transformação digital, segundo CIOs, pesquisadores e analistas. Eles dizem que as crescentes preocupações com desaceleração econômica e uma possível recessão só aumentam a necessidade de velocidade.
Conhecido por sua capacidade de trazer benefícios significativos para a sustentação dos negócios, o método Agile se baseia em princípios de colaboração, adaptação e entrega incremental de valor, permitindo que as empresas se tornem mais ágeis e capazes de responder rapidamente às mudanças e demandas do mercado. Suportando, assim, os negócios ao fornecer uma abordagem flexível, colaborativa e orientada a resultados.
Isso resulta em diversos benefícios, como maior flexibilidade, produtividade e transparência; entregas de maior qualidade; diminuição do risco de objetivos perdidos; e aumento do engajamento e da satisfação dos stakeholders.
Por onde começar?
Sim, as empresas realmente precisam se mover na velocidade do digital. Mas, ao mesmo tempo, cada negócio tem um contexto diferente. E correr demais pode gerar mais tropeços do que vitórias. Assim, a visão de especialistas, capazes de compreender cada realidade corporativa, pode trazer insights preciosos para os negócios que querem se diferenciar em ambientes ágeis e tecnológicos melhorando o atendimento das necessidades dos clientes digitais.
Queremos ajudar a sua empresa a encontrar as ferramentas e soluções necessárias para o momento da sua jornada de crescimento. Converse conosco para entender quais projetos priorizar agora e que tecnologias podem gerar o impacto que a sua organização precisa.