Terceirizar a TI favorece o crescimento do negócio, o desafio é acertar na solução

Em meio à transformação da forma tradicional de se fazer negócios, que ganhou velocidade nos últimos anos de pandemia, as organizações perceberam que transferir algumas atividades de TI para fornecedores poderia gerar otimização. Isso permitiu que as empresas resolvessem a demanda sem terem que investir em contratações ou no treinamento de pessoal.  

 Há incontáveis vantagens em passar a área de TI para um terceiro. Economia de tempo, eficiências operacionais e redução de gastos são algumas delas. Porém, conseguir esses resultados depende de um processo de Outsourcing bem-feito, com a solução certa para o contexto da empresa, o que não é algo simples de se colocar em prática.  

Principais desafios da terceirização da TI

Assinar o contrato com o fornecedor de TI não fará todos os problemas desaparecerem quase que no mesmo instante. Há organizações que descobrem novos problemas, porque precisa lidar com contratos confusos que atingem diretamente a relação de confiança com o fornecedor. 

Terceirização de TI depende, também, de talentos, o que não está fácil de achar no mercado. Um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostrou que até 2025 haverá déficit de 530 mil profissionais de TI no mercado nacional. Por isso, é importante se certificar de que a empresa contratada para atender às demandas de tecnologia do negócio seja formada por profissionais qualificados.  

Há outros desafios. Ao fazer o outsourcing de TI, a organização pode perder parte do controle, pois não tem acesso aos processos internos da empresa de terceirização.  

O que um fornecedor com experiência pode fazer pela empresa 

Uma solução como a Full Outsourcing da IT2B, por exemplo, oferece uma terceirização de gestão, monitoramento e infraestrutura tecnológica completa. Projetos de serviços que abrangem desde o planejamento até equipes especializadas e equipamentos para determinadas operações. Uma tendência que garante serviços, hardwares e softwares de qualidade, reunidos em um único fornecedor.  

1.Disponibilidade 

Serviços terceirizados de TI garantem suporte 24 horas e 7 dias por semana, com profissionais dedicados e à disposição do negócio. O que não é possível com uma equipe interna, que em algum momento estará indisponível e não poderá atender a uma demanda urgente, por exemplo.  

2.Otimização e eficiência 

Ao terceirizar determinadas funções não estratégicas, a empresa libera o time interno de tarefas triviais, como suporte por e-mail, para focar no atendimento ao cliente ou no desenvolvimento de produtos. Isso permite que as empresas fortaleçam processos internos, como o aumento da produtividade entre os funcionários, o que pode levar ao aumento da lucratividade. 

3.Flexibilização das operações 

À medida que a empresa cresce, consegue alterar a escala de acordo com a necessidade com mais facilidade se tiver um prestador de serviços de TI terceirizado. Porque não precisará recomeçar o treinamento do time interno, nem contratar novas pessoas, toda vez que houver uma mudança na demanda. Também facilita a alteração de processos e tecnologias, já que a empresa de TI estará preparada para absorver a mudança. 

4.Profissionais qualificados e atualizados  

Empresas com experiência em terceirização de serviços de TI mantém suas equipes com profissionais experientes e qualificados. Afinal, estão focadas em serviço. O que quer dizer que o suporte ao cliente será altamente qualificado. Soma-se a isso as diversas experiências que empresas de TI acumulam por terem clientes das mais variadas áreas, com contextos específicos, o que cria uma grande experiência técnica. 

5.Redução de custos 

Terceirização economiza dinheiro. Afinal, quando uma empresa não precisa contratar pessoas nem atualizar constantemente tecnologias e treinamentos, há menos custos. Além disso, a empresa, muitas vezes, pode obter mais valor quando terceiriza certas tarefas ou projetos para profissionais que têm ampla experiência nesses campos. Esses conjuntos de habilidades especializadas contratados a um preço razoável via terceirização permitem que os times internos dediquem mais energia e tempo a outras áreas importantes do negócio. Por exemplo, membros da equipe menos indisponíveis levariam meses para terminar um projeto. Com a delegação de tarefas para uma terceirizada de TI, esses profissionais ganham tempo e podem concluir projetos mais rapidamente. O que vai impactar nos resultados da organização. 

Pretende terceirizar? Então lembre-se

Contrate uma empresa com experiência, que saiba o que está fazendo. Encontre um parceiro de terceirização confiável e comunique-se claramente com ele. Certifique-se de que você está recebendo o que precisa e que está sendo bem-feito e a tempo. Se tiver dúvidas, converse com um de nossos consultores. Estamos há mais de 20 anos no mercado levando um portfólio completo para a sustentação de processos com recursos tecnológicos que apoiam o crescimento de empresas privadas e públicas.