
15 jun Tecnologia nacional ganha novas oportunidades no mercado externo
“Cada vez mais os pequenos negócios ganham relevância exportando conhecimento por meio de produtos e serviços inovadores”. Esse trecho retirado de uma matéria do SEBRAE sobre mercado e vendas mostra a importância das empresas se manterem atualizadas em tempos de crise. Mesmo com o movimento lento do setor financeiro, é imprescindível estar preparado para encarar as possíveis oportunidades futuras.
Hoje, as pequenas e médias empresas encontram muitas oportunidades em exportação de bens e serviços, possibilitando um número positivo de geração de novos empregos. Mas para que isso realmente aconteça é preciso que a oferta tenha valor agregado, que os serviços oferecidos estejam de acordo com o novo movimento mercadológico. Quando o assunto é tecnologia, o “valor” exportado é conhecimento.
É preciso que as organizações que buscam crescimento e uma prospecção no mercado internacional invistam em tecnologia e modernização do seu negócio. Dentre os prós e contras de explorar esse novo cenário, é preciso garantir pontos como competências técnicas, disponibilidade de equipe e uma ampla rede de contatos. Além disso, vencer a barreira do idioma é mais do que necessário para galgar uma expertise dedicada à exportação.
Essa é uma nova possibilidade que se abre ao mercado, permitindo que as empresas invistam na internacionalização de seus produtos e soluções, contemplando inclusive a definição de modelos de negócios que propiciaram a potencialização das vendas, especialmente na Europa e nos Estados Unidos.
Confira o texto completo do SEBRAE que faz uma análise de tendência sobre as possibilidades do mercado digital.