O papel da transformação digital na excelência empresarial

A transformação digital impacta todos os aspectos de como os negócios são conduzidos nos dias de hoje. O que quer dizer que recuar da transformação digital simplesmente não é uma opção no mercado de negócios moderno.  

Muitas empresas miram na transformação digital, mas acabam, basicamente, fazendo atualizações digitais, ou usando a tecnologia digital para aumentar a eficiência ou eficácia para algo que existe. O que gera uma angústia ao acreditarem que estão atrás de seus pares na transformação.  

Porém, há formas de se obter uma digitalização profunda e consistente, e dar velocidade ao processo sem esmagar a cultura, nem deixar um cenário de pós-guerra na área financeira. 

Então, o que é transformação digital? 

É a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio. O resultado é uma mudança fundamental no modo como uma empresa opera e entrega valor aos clientes. Na prática, pode significar melhorar a experiência do cliente, reduzir o atrito, aumentar a produtividade ou elevar os lucros. Também pode ter relação com a automação de operações e a adesão a novos modelos de negócios, envolvendo análises de dados, tecnologias e softwares. 

Hoje, empresas em todas as verticais estão construindo estratégias de transformação digital para se manterem competitivas e evitarem perdas financeiras. Pesquisas mostram que 85% dos tomadores de decisão dizem que, se não fizerem progressos significativos em seu processo de transformação digital nos próximos dois anos, sofrerão financeiramente ou ficarão atrás dos concorrentes. A realidade é que as empresas que não adotarem uma estratégia de negócios digitais dificilmente sobreviverão no mercado atual. 

Por que a transformação digital é importante?  

Uma empresa pode assumir a transformação digital por várias razões. Contudo, o motivo primordial é este: ela precisa. 

Sim, é uma questão de sobrevivência. Pós-pandemia, o poder de uma organização de se adaptar rapidamente tornou-se crítico. Porque o comportamento das pessoas passou a mudar em espaços curtos de tempo e de várias maneiras. Para os líderes, isso significa que a experimentação rápida não é mais opcional. 

Indo além, uma das vantagens mais claras da digitalização nos negócios é que aumenta a satisfação dos clientes. Empresas de alto valor sabem que não estão apenas entregando produtos, estão entregando experiências. Podem implementar ferramentas e estratégias digitais robustas, como modificação de licenças por local ou por setor e processos automatizados. Esses processos digitalizados geram conveniência para os clientes e, portanto, mais contentamento.  

O digital também impulsiona insights baseados em dados. A empresa se torna capaz de coletar e analisar dados que podem virar insights acionáveis e geradores de receita. No passado, dados estavam espalhados por várias plataformas desconectadas, isso quando eram coletados. A transformação digital permite armazenamento centralizado de dados e a criação de ferramentas para analisá-los e traduzi-los em informações que promovam uma tomada de decisões corporativas informada. 

Outra vantagem é a agilidade. De acordo com uma pesquisa McKinsey, 92% das empresas ouvidas reconhecem o fato de que a capacidade de mudar e ser flexível é a chave para sobreviver ao período contínuo de intensa transformação digital. Os produtos estão mudando, os fluxos de receita – antes tão confiáveis – já não são mais uma garantia, e as demandas dos clientes são drasticamente diferentes do que eram há alguns anos. Com o poder de um ambiente de negócios digital, a empresa ganha a capacidade de antecipar desafios e construir soluções preventivamente, para que se mantenha viável nos próximos anos. 

E mais, a transformação digital limita o erro humano. Os processos digitais interrompem os erros, eliminando a demorada entrada manual de dados e as ineficiências humanas. São, portanto, menos arriscados. 

Desafios: tecnologia e cultura 

A resistência à mudança é um dos grandes obstáculos nos processos de transformação digital. Isso porque as organizações desenvolvem uma certa memória sobre como as coisas são feitas. De acordo com a Pesquisa de Serviços de Negócios e Tecnologia da Forrester de 2022, a resistência à mudança esteja entre os cinco desafios mais frequentemente selecionados na execução da transformação digital: 21% dos tomadores de decisão de serviços globais que apoiam a transformação digital de sua organização citaram a implementação de novos processos e capacidades como um de seus maiores desafios. 

Os obstáculos passam também por infraestrutura e tecnologia. Dentre os principais, a nova realidade de trabalho. Ambientes híbridos, presencial e remoto, adicionam complexidade às organizações, o que exige investimentos na criação de experiências digitais satisfatórias para colaboradores e clientes. Da mesma forma, armazenar e utilizar os dados também demanda inovações. A LGPD determina que as empresas contem com capacidade de armazenamento e com um sistema que centralize as informações, considerando a proteção e o sigilo dos dados.  

O segredo para uma transformação digital consistente 

Diante de uma economia mundial inconstante, as empresas precisam concentrar recursos e investir de forma assertiva, mais do que nunca. E é aí que ter o parceiro de transformação certo pode fazer toda a diferença.  

Um parceiro de tecnologia ajuda os clientes a aproveitarem ativos digitais, habilidades e ecossistemas para melhorar continuamente os resultados dos clientes, impulsionam o crescimento da receita e aumentam a eficácia operacional.  

A IT2B facilita essa jornada, apoiando a empresa na inovação e transformação de modelos de negócios, para entregar resultados que os clientes valorizam e de maneiras totalmente novas.  

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