O avanço da Hiperconvergência no mercado

A hiperconvergência já é realidade em muitas empresas e vem causando mudanças tecnológicas profundas, inclusive na forma de gerir e organizar o ambiente de TI. Apesar do grande avanço, ainda restam muitas dúvidas a respeito desse tema. O conceito de Hiperconvergência ainda é confuso para algumas pessoas, restam dúvidas se ela realmente é necessária e como essas mudanças estão acontecendo nas empresas.

O que é Hiperconvergência?

A hiperconvergência tem como principal objetivo eliminar os tradicionais problemas de gerenciamento de TI, investindo na combinação de componentes virtuais e físicos para estabelecer uma infraestrutura de conexão entre servidores, redes e hardwares de armazenamento. Ela permite que todos esses dispositivos sejam gerenciados por um único aplicativo, oferecendo um sistema abrangente e de simples aplicação com muito mais eficiência.

Como ela impacta as empresas?

No ambiente corporativo, essa nova tecnologia permite um crescimento escalável para as empresas e oferece todo o suporte que o sistema interno necessita para se desenvolver e atender as demandas do dia a dia. Ela ajuda as organizações a acelerarem suas cargas de trabalho, diminuírem a complexidade dos processos e aumentarem a eficiência operacional, contabilizando ganhos de fluxos e reduzindo custos.

No entanto a aplicação dessa nova estrutura depende muito de uma profunda análise de todos os elementos técnicos e da infraestrutura de cada empresa. É preciso que a equipe de TI veja como essa nova estrutura irá impactar nos negócios da empresa, contrabalançando os benefícios e investimentos de tempo e capital.

Avanço no mercado

Nos últimos anos, muitas organizações vêm investindo fortemente no mercado da Hiperconvergência. A Nutanix, empresa americana de software de cloud Computing, aposta na hiperconvergência (HCI, ou Hyperconverged infrastructure) para simplificar a infraestrutura de computação e armazenamento.