Entenda como a Gestão de Documentos Eletrônicos está contribuindo para a Transformação Digital no setor público

Os processos e serviços relacionados ao setor público são fortemente marcados pelo seu excesso de burocracia. Uma problemática que já é enfrentada há anos pela população e pelo próprio sistema, dificultando o avanço das instituições. No entanto, desde 2018, com a Lei nº 13.726 que prevê a “racionalização de atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União”, ou seja, simplifica o contato entre cidadão e o poder público, muita coisa vem mudando.

Em 2020, com a chegada da pandemia, pode-se ver na prática uma parte dessa transformação. Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, cerca de 59% dos serviços direcionados ao atendimento público já estão totalmente digitalizados. A meta do governo é atingir os 100% dos 3,3 mil serviços até 2022.

Porém, sabe-se que ainda é preciso empreender muito esforço e trabalho para que os processos manuais, antiquados e engessados sejam atualizados. A integração de sistemas, a inconsistência de dados e a falta de documentos digitalizados são questões que precisam ser rapidamente resolvidas, para alcançar a Transformação Digital no setor público.

A desburocratização e a digitalização precisam andar juntas, afinal de nada adianta ter soluções digitais, sem mudar essa cultura.

Digitalização de Documentos e Segurança

O ponto de partida que ganha maior destaque no processo de Transformação Digital do setor público, neste momento, são as questões relacionadas a digitalização de documentos e segurança da informação. Para a unificação de todos os canais oficiais do governo em uma única plataforma online, todos esses registros precisam ser simplificados e a cibersegurança garantida.

Em março de 2020, foi publicado o Decreto nº 10.278/2020, que estabelece técnicas e requisitos para a digitalização de documentos públicos e privados, a fim de garantir que estes tenham o mesmo valor que os documentos originais. Além de simplificar o processo de gestão e arquivamento, essa medida também facilita o acesso e a consulta aos registros.

Dados do PNAD/IBGE, mostram que as estratégias digitais aplicadas ao setor público podem gerar uma economia de até 97% nos custos de atendimento em serviços governamentais. Isso sem contar a conexão massiva de mais de 63,3 milhões de brasileiros a economia digital, o que pode aumentar o PIB anual em 5,7%.

Cases de Sucesso

A IT2B tem um portfólio de soluções e tecnologias focadas na Transformação Digital de instituições públicas e empresas privadas, e já contabiliza cases de sucesso nessas áreas. As prefeituras de Viradouro, Cardoso e Barretos, no estado de São Paulo, já receberam os serviços de Gestão Eletrônica de Documentos para diferentes Secretarias como: Finanças, Administração e Secretaria Municipal do Governo. Foram mais de 700 mil documentos digitalizados, além de atender todos os protocolos de segurança, oferecer equipes dedicadas e diminuir o tempo de entrega para maior agilidade nos processos internos.

Com mais de 19 anos no mercado, a IT2B possui uma ampla experiência no atendimento à clientes do setor público, com um portfólio completo e especializado na área. Conheça outros cases de sucesso clicando aqui!