31.01.2019 – IT2B interliga seus 3 sites em fibra ótica

Novo recurso interliga a comunicação entre os sites e permite maior flexibilidade para a empresa

Nas primeiras semanas de janeiro, a IT2B implantou uma nova solução de interconexão de rede redundante por fibra ótica. Esse novo recurso interliga a comunicação entre os sites Cruzeiro, Olga e Barueri, e conta com 100Mbps que permitem maior flexibilidade e resoluções mais rápidas em situações adversas. Foram estudadas várias tecnologias que pudessem auxiliar na otimização e no aumento da segurança e produtividade.

Entre os benefícios, a nova solução trabalha com um esquema inteligente de roteamento por tipo de pacote contingenciados entre si, aumentando a disponibilidade do serviço de rede em todos os sites. Além disso, as mudanças geraram uma economia para a organização que contabilizou 40% de redução nos custos com a eliminação do aluguel de antenas replicadoras. Com maior estabilidade e velocidade de conexão, a nova inteligência de roteamento foi configurada para:

  • Potencializar o aproveitamento do novo link Barueri e Olga de 20Mbps;
  • Utilizar a banda de 100Mbps entre Cruzeiro e Olga, já que a solução de fibra é extremamente estável e rápida quando comparada à solução anterior;
  • Possibilitar a continuidade das operações em caso de queda de um dos enlaces dos sites (Barueri X Olga; Cruzeiro X Olga; Cruzeiro X Barueri).

Anteriormente, o acesso à rede dos colaboradores de Barueri era 100% dependente do link de antenas entre os sites Cruzeiro e Olga, fato que gerava uma série de oscilações e algumas dificuldades.

Otimização de investimentos e melhoria de processos

A equipe de GSS vêm trabalhando para otimizar os investimentos e trazer novas soluções para a empresa. Segundo Adriano Simioni, Gerente de Support Services, o novo projeto de interconexão de rede está diretamente conectado a essa necessidade, junto com outras medidas que já estão sendo executadas. “Estamos realizando uma série de adequações, entre elas a adoção do G-Suite na organização, reduzindo significativamente o custo de licenciamento por estação de trabalho; a manutenção nos processos de controle de ativos (incluindo as licenças de ferramentas de apoio como o SAP B1, Expense e ToA); entre outras que já estão em andamento. Para o futuro, pretendemos estudar com maior profundidade o impacto do uso do G-Suite nos processos de trabalho de cada uma das áreas de negócio, buscando melhorar a produtividade e reduzir drasticamente o tempo de resposta nas rotinas operacionais das áreas”.

Entre os profissionais envolvidos na implantação do novo projeto estão Ricardo Fernandes – Gestor de Infraestrutura e Operações, Bruno Silva – Analista de Redes Pleno, Marcio Hiroshi Ogawa – Analista de Suporte Pleno e Adriano Simioni – Gerente de Support Services.