26.12.2018 – Integridade Empresarial – Programa Compliance IT2B

Com um Comitê regulador e a revisão das Normas, Políticas e do Manual de Compliance, o projeto tem como principal objetivo combater e reduzir riscos legais e desvios que possam ser gerados pelas atividades da empresa sob a luz da lei brasileira de Anticorrupção.

Seguindo o movimento do mercado, a IT2B que já possui o Programa de Compliance há 3 anos, realizou nesta semana novos treinamentos a respeito do Programa de Integridade Compliance IT2B que traz e reitera aos sócios, colaboradores e parceiros um valor positivo para influenciar o comportamento de todos em prol da cultura de integridade da organização.

Por meio de controles internos, efetivos e consistentes a empresa disponibiliza as revisões dos manuais, normas e todas as políticas internas juntamente com a realização de treinamentos contínuos a todos da organização. Direcionado pelo Comitê de Compliance, que é o principal responsável pela supervisão das regras estabelecidas e pela revisão anual do Manual e Código de Ética e Conduta, o projeto tem como principal objetivo reduzir os riscos operacionais, regulatórios e legais de suas atividades frente a ética nos negócios.

Nos últimos anos muitas empresas vêm investindo na implementação de regras de Compliance nos ambientes organizacionais, afim de ampliarem suas políticas de prevenção e combate à corrupção. Para quem ainda não conhece, a palavra compliance tem sua origem no verbo inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução, um comando e executar o que lhe é imposto, estando em conformidade com a lei. No universo empresarial, público ou privado, esse termo é empregado para caracterizar empresas que estão de acordo com as regras, leis e normas, estabelecidas tanto nos ambientes interno quanto externo à organização, respeitando todas as legislações existentes.

Combate à corrupção

No Brasil, a Lei Federal Anticorrupção de n.º 12.846/2013 e regulamentada pelo Decreto 8.420/2015 traz consigo uma mudança até então não considerada: a responsabilização objetiva da empresa. Hoje, nos casos de corrupção ativa e passiva, a Lei responsabiliza e prevê punição não só aos funcionários, mas também das empresas envolvidas em toda a cadeia que cometer alguma prática ilegal, gerando processos administrativos, civis e criminais.

Programa Compliance IT2B

A adoção de medidas para assegurar a isenção da atuação também é aconselhada pela Compliance Officer, evitando assim a participação de integrantes da empresa em decisões que possam gerar uso incorreto da informação, conflitos de interesse, o envolvimento da mesma em questões políticas, assim como a obtenção de cargos e/ou informações privilegiadas para o benefício próprio. Essas e outras medidas estão devidamente descritas no Manual de Compliance IT2B.

A Compliance Officer, Andrea Dias, comenta a importância desse movimento para a organização. “O Compliance IT2B não é mais uma área ou apenas uma imposição legal, é sim um valor integrado à estrutura da empresa que passa a determinar a cultura íntegra e ética da empresa, bem como a conduta esperada de cada colaborador. Lembrando que todos serão pessoalmente responsáveis por ler, compreender e cumprir integralmente as previsões deste Código ou Manual”. Entre as ações realizadas, estão os materiais de comunicação e os treinamentos obrigatórios ministrados para os profissionais de diferentes áreas entre os dias 17 a 21 de dezembro de 2018, com o objetivo de garantir que os princípios éticos sejam mantidos, minimizando assim os riscos relacionados às atividades realizadas pela empresa e por terceiros ligados a ela e aos seus negócios.

Válido para todos os colaboradores, sócios, diretores, estagiários, jovens aprendizes, atuando ou não nas dependências da empresa, o Compliance IT2B tem como principal representante a Compliance Officer, Andrea Dias, e os membros do Comitê:

  • Beatriz Penteado – Gerente de Suporte a Licitações
  • Carlos Motti – CEO
  • Mário Santos – Diretor de Serviços
  • Pablo Miranda – Diretor de Pré-Vendas

Todos os colaboradores terão acesso aos materiais de comunicação do Compliance IT2B através do site da IT2B www.it2b.com.br/compliance, como: Manual de Compliance, site, treinamentos e o vídeo sobre o tema. As equipes também contam com um canal confidencial de denúncias pelo compliance@it2b.com.br para detectar, prevenir ou corrigir qualquer situação.

Para assistir o vídeo, clique no link a seguir:

https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1AJQANYrTECB6dstFp6aDARUnRFhy3jNu?ogsrc=32