15.06.2018 – Palavra do CEO

O mercado atual exige novas estratégias de negócio

Com o avanço da crise, iniciada em 2015, o setor de tecnologia encolheu 30% e até o momento só recuperou cerca de 5%. Estamos entrando no quarto ano de crise e vemos uma recuperação lenta e tímida, que está 25% menor do que em janeiro de 2015. Historicamente o nosso setor crescia de 16 a 27% ao ano, todos nós sentimos esse baque, nossos clientes também foram afetados. As empresas frearam seus investimentos, agravando ainda mais os resultados dos períodos que se sucederam.

Em março de 2018, o volume de vendas dos equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação apresentou um recuo de 6,7% na comparação com o ano passado. Com isso, o acumulado no ano teve uma expansão de 2,1% e a análise dos últimos doze meses ficou praticamente estável (0,1%).

Já no comércio varejista nacional, em abril, as porcentagens variaram 1% frente a março, após avançar 1,1% de março para fevereiro. Foi a décima terceira taxa positiva seguida, embora menos acentuada. Vale citar também o efeito do deslocamento da Páscoa, que exerceu uma influência negativa nas vendas de abril de 2018. Com isso, o varejo acumulou uma alta de 3,4% no ano. O acumulado nos últimos doze meses cresceu 3,7%, mantendo praticamente o mesmo ritmo de março (3,8%).

 Estratégia e foco é o nosso objetivo

Por mais que saibamos o quanto os investimentos em TI contribuem para: redução de custos; otimização dos trabalhos e melhores resultados, na prática existe um claro receio por parte dos clientes em investimentos de qualquer ordem neste momento. A dúvida paralisa os investimentos e com isto temos que ressaltar o valor agregado das nossas soluções e como elas contribuem de forma diferenciada.

Temos que ir atrás de mais clientes e negócios para tentar cavar novas oportunidades, onde o processo de qualificação é chave para não gerarmos pipeline vapor. Não deu, não serve, a fila anda.  O momento também para nós não é de investimento, nem pensar, somente naquilo que não tenhamos que por nada de dinheiro na frente.

Temos que aprimorar nosso modelo de parceiros de negócios, com isso conseguimos uma potencialização na captação de oportunidades, com a gestão dos Executivos de Negócios. Esta é a chave para o sucesso!

Temos que nos fortalecer no processo de DTS (Digital Transformation Services), afinal as mudanças que ocorrerão nas empresas, nos próximos anos, será brutal. O uso intensivo de TI para transformação dos modelos de negócios será essencial para o mercado, para isto temos que nos preparar e empurrar nosso time de vendas e pré-vendas para avançarem.

Tudo isto que está ocorrendo e vai ocorrer necessita de um novo profissional, muito mais criativo, mais engajado, trabalhando também de forma aberta, em rede e pensando no seu cliente.

Gravem estas ideias sobre estratégia empresarial:

 – Ecossistemas compartilhados: Precisamos investir em modelos de negócios mais abertos, a ideia é trabalhar em rede, buscar parceiros que atuem de forma complementar ao nosso trabalho. Sair do modelo tradicional de negócio e pensar em propostas mais fluidas. Relacionamento e Networking são essenciais!

– Cadeia de negócios: É preciso entender muito bem quem é o nosso cliente, para quem vamos falar, quais locais esse prospect está e quais são os meios onde ele quer atuar. Temos que avançar, mergulhar no negócio do cliente e entender o mercado de uma forma mais ampla e completa.

– Empresas plataforma: O conceito de empresas plataforma, trazido pela era digital, é fundamental para todas as empresas que querem ser relevantes no mercado. Ele preza por uma forte conexão com os clientes/usuários, contando com uma nova forma de atuação frente aos negócios. Vamos oferecer uma prestação de serviços mais inovadora e conectada com as necessidades do mundo atual, direcionando soluções para as demandas de cada cliente.

Este é o cenário e conto com cada um para evoluirmos juntos!

Carlos Motti – CEO IT2B
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