10.05.2018 – Profissional de Alta Performance X Crenças Limitantes

No processo de evolução e aprimoramento, é muito importante que o profissional desenvolva consciência e responsabilidade diante das dificuldades e desafios do dia a dia. Confira o artigo do Diretor de Serviços Mario Santos, a respeito do tema 

O primeiro passo de um processo de coaching é a definição da meta. Todo movimento que vem na sequência gira em torno disso.  A essência do coaching é o desenvolvimento da consciência e responsabilidade, mas em termos práticos oque isso significa?

CONSCIÊNCIA

“Sou capaz de controlar aquilo que tenho consciência. Aquilo que não tenho consciência me controla. Consciência me dá poder”. (WHITMORE, John).

Desenvolver a consciência significa adquirir atenção dirigida, concentração e clareza. A consciência pode ser incrementada ou aumentada consideravelmente pela atenção concentrada e pela prática. Uma maior conscientização proporciona maior clareza de percepção do que é o normal, assim como uma lente de aumento. No ambiente corporativo a consciência representa a percepção clara e correta de fatos e informações relevantes, bem como a capacidade de determinar o que é relevante.  A partir disso é possível entender o que precisa ser feito e concentrar-se naquelas ações que de fato farão a diferença.

RESPONSABILIDADE

Quando realmente aceitamos, escolhemos ou assumimos a responsabilidade por nossos pensamentos e ações, nosso compromisso aumenta e assim também o nosso desempenho. Assumir a responsabilidade exige correr riscos, mas também proporciona maior comprometimento e engajamento nas ações que de fato precisam ser executadas para fazer a diferença.

Ao aumentarmos a consciência e responsabilidade nos tornamos protagonistas de nossas próprias vidas, e dos resultados alcançados através dos caminhos que optamos por trilhar. Ser um profissional de alta performance começa no desenvolvimento de uma consciência a respeito do que precisa ser feito, e total responsabilidade e coragem para executar o que precisa ser executado. Adotar essa postura exige mudar a forma de pensar e agir, mas aí nos deparamos com uma questão de suma importância que norteia nossos pensamentos, nossas ações, e que literalmente constroem nossa realidade: Nossas Crenças.

Quantas vezes nos planejamos, definimos metas, ações, prazos e na hora da execução falhamos? Ás vezes até conseguimos executar algumas ações, mas parece que uma “força externa” corrobora para nos tirar o foco, e tudo aquilo que planejamos “vai por água abaixo”. Na verdade, essa “força externa” é muito mais interna do que pensamos.

Tudo aquilo que pensamos, tudo aquilo que planejamos e a forma como agimos e interagimos com o mundo que nos cerca está pautada por um sistema de crenças e valores.

As crenças e valores podem ser herdadas (aquilo que aprendemos desde criança com os nossos pais, familiares e ciclo de amizades mais próximo) ou adquiridas (aquelas que com o passar dos anos tomamos como verdade ou tendência, como por exemplo os padrões sociais).  Assim, de forma mais lúdica, podemos fazer uma analogia das crenças e valores com um software pré-programado que dita como será nossa interação com o mundo externo. As crenças estão relacionadas com permissões e limitações, já os valores são considerados como agentes motivadores e impulsionadores.

Geralmente quanto mais agimos no “piloto automático” mais estamos sob influência de nossos sistemas de crenças e valores. Voltemos nossas atenções ao início desse artigo quando descrevemos  sobre a consciência e a responsabilidade. Quanto mais consciência e responsabilidade tivermos em nossas atividades laborais, mais controle teremos sobre a situação, ou seja, deixaremos de agir no piloto automático para sermos protagonistas de nossas ações e resultados.

Agora, como transformar isso em algo inteligível para nós, para as equipes e para a empresa?

CONSCIÊNCIA

Da mesma forma que sou capaz de controlar somente aquilo que tenho consciência, ao trazermos essa frase ao contexto corporativo, podemos dizer que só mudamos, transformamos e melhoramos aquilo que é mensurável. Uma das possibilidades de aumentar a consciência corporativa é demonstrar, através de números (KPI`s), onde estamos e onde queremos chegar (PGI`s). Os indicadores precisam ser relevantes e estarem disponíveis, para assim criar uma maior consciência corporativa. A equipe precisa ter uma noção clara de: Onde estão X Onde deveriam estar.

O norteamento por indicadores promove atenção dirigida e maior clareza a respeito do resultado esperado. O primeiro passo para transformar algo é criar a consciência de que aquilo precisa ser transformado. Uma excelente forma de criar essa consciência é elaborar os KPI’s junto com a equipe, pois dessa forma torna-se possível entender a semântica por trás desse indicador, dirimindo o entendimento dúbio acerca do mesmo. A coparticipação na elaboração do indicador gera responsabilidade.

RESPONSABILIDADE

O ser humano precisa de um propósito sentido para atuar em qualquer cenário (seja pessoal ou profissional). Entender os porquês em executar determinadas ações, o motivo pelo qual deve-se atingir os indicadores e qual o propósito maior envolvido, é algo que gera comprometimento e responsabilidade. No ambiente corporativo é necessário criar a responsabilidade coletiva e individual, de tal forma que o resultado do todo dependa do esforço individual de cada um, e a colheita dos frutos oriundos de um trabalho responsável depende do sucesso do todo.  Portanto, os indivíduos precisam ser participantes do todo. Os riscos devem ser expostos de tal forma que seja possível mapeá-los, aceita-los ou minimizá-los através de um plano de contingência.

responsabilidade deve gerar consciência, onde o otimismo deve ser substituído pela confiança. Otimismo significa esperar o melhor, já a confiança significa como vamos agir diante do pior (Os axiomas de Zurique – Max Gunther).

Logo, no cenário corporativo, devemos estar com nossa consciência elevada e munidos de um alto grau de responsabilidade para que possamos “sair do piloto automático”. Nossa consciência precisa estar elevada a tal ponto de nos permitir utilizar nossas crenças e valores de forma benéfica, na construção de profissionais de alta performance. Isso, por consequência, ajudará a criar um novo cenário, propicio a obtenção de resultados muito mais positivos.

 

Mario Santos – Diretor de Serviços

Marcos Fouyer – Master Coach