08.11.2018 – Destaque para Nuvem no Oracle OpenWorld 2018

A IT2B esteve presente no maior evento promovido pela Oracle com foco em tecnologia e negócios

Realizado no fim de Outubro (22 a 25) em São Francisco no Estado da Califórnia (EUA) o evento trouxe mais do que inovação tecnológica e abordou temas como entretenimento, liderança inclusiva, era digital, diversidade e igualdade também estiveram presentes nos quatro dias do maior evento promovido pela Oracle, que está entre as principais empresas de software do mundo e no Brasil integra a lista das três líderes no mercado de ERPs.

Políticos, influenciadores, físicos, esportistas foram alguns dos destaques que movimentaram os debates e palestras para mais de 60 mil participantes, entre clientes e parceiros de mais de 175 países, além de quase 20 milhões de pessoas conectadas virtualmente.

IT2B presente no Oracle OpenWorld 2018 (OOW)

Pablo Miranda – Diretor de Pré-Vendas e Antônio Carlos Pereira (AC) – Head de Customer Experience, ERP e EPM estiveram presentes e acompanharam as principais tendências e desafios que a Oracle traz para o próximo ano com destaque para a próxima geração da Nuvem, além de cases de sucesso de companhias globais que utilizam as aplicações Oracle Cloud, CRM, CX (Customer Experience), ERP Cloud, Inteligência Artificial, Interfaces Humanas, Blockchain e IoT, entre outras experiências acompanhadas nessa semana de imersão no universo cloud.

 Projeção e expectativas para o mercado brasileiro

A Oracle visa conquistar algumas fatias do mercado CLOUD (SAAS e IAAS) principalmente dos clientes que hoje possuem soluções hospedadas na Amazon (concorrente alvo da Oracle).

Sua estratégia inclui as ofertas de cloud privada, por meio de locação de Oracle Cloud Machine (COM) instalados no ambiente do cliente na modalidade OPEX, ou seja, a infra fica no cliente, mas quem administra remotamente é a Oracle, baixando assim ainda mais o TCO da infraestrutura.

Dentre os temas abordados nas plenárias e painéis com soluções diversas, AC destaca quais são mais aderentes ao cenário brasileiro e especialmente ao perfil dos clientes:

Um dos temas mais falados foi Cloud Oracle, e também, como os clientes que hoje usam o Cloud Amazon podem migrar para a nuvem Oracle com ganho de performance e diminuição de custo mensal. Este assunto foi destaque na apresentação de Larry Ellison – Presidente Mundial da Oracle, que utilizou vários gráficos comparativos entre as duas soluções.  

O mercado brasileiro pode esperar diminuição de custos operacionais com a aquisição da nuvem para suas aplicações e infraestruturas. Também vale destacar que a área de system da Oracle se torna extremamente competitiva e aderente quando posicionada para soluções que contem Banco de Dados Oracle, como exemplo, temos as linhas de máquinas Exdata, ODA, Sparc e soluções de backup Data Zero LOSS (zero de perda de dados).

Aprendizado prático com tendências aplicáveis para os clientes IT2B

A nova revolução industrial (indústria 4.0) apresenta modelos de negócios digitais ágeis e inovadores, ameaçando a existência de empresas estabelecidas em todos os setores, as empresas que não conseguirem adotar a mudança e transformar suas ofertas logo estarão à beira da extinção.

Pablo Miranda destaca a importância deste evento no momento de grande transformação do portfólio e modelo de negócios da IT2B, cada vez mais conectado às necessidades dos clientes, tanto dos setores público, como privado em transformar seus processos e conectar os negócios à transformação digital:

Nos quatro dias do evento, a Oracle enfatizou sua estratégia de desenvolver plataformas empresariais cloud cada vez mais integradas e automatizadas, permitindo que as empresas desenvolvam e executem as soluções de negócios cada vez mais rapidamente e com menor custo de implementação e manutenção, como apresentado no discurso dos principais executivos da companhia, Larry Ellison e Mark Hurd. 

Tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), robótica, automação, Big Data, aplicativos e serviços móveis são a base da Indústria 4.0 (era de mudança generalizada). O que torna tudo possível é executá-las na “nuvem” (cloud Computing).

A presença dos executivos IT2B foi viabilizada graças à parceria com a Distribuidora Techdata, que visa a geração de oportunidades de negócios com a comercialização do portfólio Oracle. As informações sobre a parceria estão disponíveis em: https://goo.gl/amUFVb

Outras iniciativas para intensificar o foco na geração de negócios Oracle foram iniciadas em Setembro pelos times de Pré-Vendas e Comercial e devem continuar ao longo de 2019.