06.06.2018 – IT2B entrega projeto de ampliação de rede wi-fi, com solução Aruba, para o Instituto Mauá de Tecnologia

Em julho de 2017 a IT2B deu início ao projeto de modernização e expansão da rede de acesso wi-fi do Instituto Mauá de Tecnologia. A instituição, que já é cliente IT2B há 2 anos, necessitava de uma ampliação de sua rede para atender alunos, professores e visitantes e contou com a aplicação de recursos da tecnologia Aruba da Hewlett Packard Enterprise.

Os profissionais envolvidos neste case foram Plínio Becare Henrique – Executivo de Negócios, Ricardo Nunes – Gerente de Pré-Vendas T.I, além da participação de Andrea Salomão como Gerente de Projetos e Adriano Simioni que atuou como Gerente de GSS na configuração e implantação da Solução.

Soluções

Foi instalada, no Campus de São Caetano do Sul, a solução Instant Ap que permite realizar o controle do acess point através da antena. Essa tecnologia controla a rede wi-fi de forma simples e acessível, eliminando a necessidade de hardware de controladoria adicional. Ela também ajuda a distribuir funcionalidades como autenticação e configuração aos pontos de acesso (APs), e permite também o bloqueio de apps e arquivos.

O projeto também implantou 160 Access Points (Instant Aps), além das soluções ClearPass e AirWave. Com a atuação em conjunto das duas tecnologias, o Instituto Mauá conseguiu dispor de funcionalidades de segurança autônomas para conveniência do usuário final e visibilidade granular em tempo real de cada ponto de acesso. Além de outras melhorias e facilidades do projeto.

Plínio Henrique, Executivo de Negócios da IT2B, conta que as soluções Aruba, da Hewlett Packard Enterprise, se adaptavam perfeitamente as necessidades da Mauá, e que o sucesso do projeto foi resultado do forte know-how que a equipe envolvida possuía. “A capacidade de implementação de nossa equipe técnica, com profissionais certificados nas soluções Aruba, permitiram a entrega de um projeto customizado e conectado aos objetivos do Instituto Mauá. O grande diferencial que nos credenciaram para esse projeto foram justamente o know-how do time de pré-vendas e delivery”, pontua Plínio.

Novos recursos para os usuários

Com as novas instalações, os usuários puderam usufruir de ganhos na estabilidade, rapidez e facilidade de conexão, além de ministrarem aulas muito mais dinâmicas e interativas. “A implementação do projeto conectou as pessoas e tornou o acesso ao wi-fi muito mais simples e rápido, sem a necessidade de entrar em contato com a equipe de TI para solicitar ajuda. Para os alunos, fizemos um projeto de wi-fi indoor, que acaba funcionando também fora dos prédios por conta do alto número de antenas, que passaram de 30 para 160 antenas atualmente. E para os professores, tornamos possível conectar mais de um dispositivo ao mesmo tempo, como tablet, celular e notebook”, esclarece João Carlos Corrêa, coordenador de infraestrutura e suporte de TI do Instituto Mauá de Tecnologia.