04 abr 04.04.2018 – 1º Hackathon IT2B propõe ambiente disruptivo de negócios aos participantes
Confira balanço da maratona que permitiu sair da caixa e inovar em tecnologias voltadas aos setores de Agrobusiness e Mobilidade
O Hackathon IT2B chegou ao fim em Fevereiro após alguns meses dedicados às diferentes etapas: da ideação a construção, que deram origem a três soluções criadas pelos times participantes.
Com o apoio do comitê composto por mentores que apoiaram e orientaram as equipes inscritas, seu encerramento aconteceu em Fevereiro com destaque para a equipe F5 Evolutionque apresentou o projeto mais completo e aderente aos quatro critérios que o Hackathon estabeleceu, pensando nas soluções de forma abrangente: Time – qualificação dos profissionais, Mercado – aderência e impacto real (atendendo um problema ou setor de interesse), Tecnologia – apelo tecnológico e inovador e Cliente – existência de público consumidor para a solução.
Renato Rafaelly, integrante da equipe F5 Evolution, comenta sobre a experiência em fazer parte dessa ação, que exigiu pesquisa de mercado e imersão no segmento de Agrobusiness. “Essa foi uma oportunidade que nos trouxe muito conhecimento, inclusive de uma área que não temos muito contato no dia a dia. Foi uma experiência teórica e prática muito gratificante”, comenta o Gerente de Implantação.
Soluções para um mercado real
A solução proposta pelo time vencedor, F5 Evolution, foi a criação do Agro Monthly, uma plataforma direcionada para o setor de Agrobusiness, que tem como objetivo principal monitorar as safras e dar suporte para produtores de soja. A solução propõe a utilização de ferramentas integradas e oferece a diminuição de custo e aumento de lucro para o produtor.
Participantes da equipe: Clebson Raimundo, Eduardo de Paula, Flavia Danielle Dias, Francisca Lima, Leandro de Oliveira, Reginaldo Justo, Renato Rafaelly, Vitor Lagoas e Welton Ramos. Mentor: Gerente de Pré-vendas – Lucas Blanco.
Também para o setor Agro, o time Hackerthink & Think Exo apresentou um projeto que visa facilitar a rotina dos produtores rurais. Com informações centralizadas para Agrobusiness, o Agrotech promete oferecer benefícios como análise de dados, relatórios, além de escalabilidade para o produtor e redução de custos.
Participantes da equipe: Ariane Couto, Carlos Faustino, Celso Teixeira, Diego Alves, Leonardo Fráguas, Roberto Cantoni, Sérgio Silva e Viviane Queiroz. Mentora: Gerente de Recursos Humanos – Teresa Silva.
Já o time Demoiselle propôs a criação do Scorecar, uma ferramenta que promete levar informações relevantes aos diversos públicos como seguradoras, gerenciadoras de frotas e consumidor final. Por meio de um aparelho conectado ao carro, um algoritmo específico combina informações e dados disponíveis para gerar um score do veículo e apontar diretrizes de melhoria.
Participantes da equipe: Fábio dos Anjos, Maurício Santana, Pedro Carvalho e Rodrigo Cruz. Mentor: Diretor de Serviços – Mário Santos.
Propósito da ação
O propósito da IT2B com essa iniciativa foi trazer para empresa novas formas de engajamento entre os times e promover um ambiente disruptivo e inovador para a criação de novos projetos e soluções de mercado. “Anualmente a IT2B sugere campanhas que instiguem desafios de conhecimento aos profissionais e nos últimos períodos focamos a Transformação Digital e o Hackathon foi uma ideia da qual fui totalmente receptivo porque se adequa 100% ao momento da organização. A proposta ofereceu algo novo, para pensar no futuro e na relação da tecnologia com diferentes esferas do mundo”, informa Carlos Motti – CEO IT2B.
Transformação Digital e Modelos Disruptivos são palavras-chave que a IT2B está trazendo para dentro do seu ambiente corporativo, com o objetivo de reforçar uma cultura de inovação. A realização do Hackathon vem de encontro a este objetivo, com propósito de conectar os profissionais e fomentar uma quebra paradigmas para os participantes, com ganhos que vão muito mais além do que um prêmio físico.
Confira o Pitch Final e entenda a ação: https://bit.ly/2Jkg5wv