03.01.2019 – Pesquisa de Clima Organizacional 2018

Confira os resultados da 13ª edição e os desafios para 2019

Pesquisa de Clima Organizacional da IT2B está na sua 13ª edição, tem como principal objetivo entender o cenário atual da empresa e aplicar mudanças e melhorias no ambiente interno. Sob gestão da Célula de Desenvolvimento Humano que integra a Gerência de RH, a pesquisa foi enviada para 951 colaboradores e contou com a participação de 269 colaboradores, de total relevância para a representação de 1.261 colaboradores que atuam em diferentes regiões e cidades.

A aplicação de recursos como a Pesquisa de Clima Organizacional é importantíssima, pois ajuda a organização a reunir opiniões e visões de diferentes pessoas que estão envolvidas com o trabalho e os clientes da IT2B. Além de permitir traçar uma percepção efetiva sobre o clima organizacional e o sentimento de realização do conjunto.

Resultados de 2018

Em 2018, a IT2B alcançou uma média geral em torno de 3,34, registrando uma pequena diferença com relação ao ano de 2017. O índice de Clima foi de 3,59 e mostrou que, mesmo com as dificuldades do dia a dia, temos um clima empresarial positivo. Outro dado que ressalta isso, é o fato de boa parte dos que responderem a pesquisa, sentem-se à vontade para falar abertamente a respeito do trabalho com seus respectivos responsáveis, alcançando um indicador de 3,98.

A pesquisa foi realizada com base na Escala Likert, metodologia reconhecida para pesquisas organizacionais e classificou o clima organizacional da IT2B como bom.

Desafios para 2019

O ano de 2019 guarda novos desafios e quando pensamos em um ambiente organizacional, nada funciona de maneira isolada. A cada dia novos obstáculos são impostos decorrente o dinamismo do mercado com novas tendências, cenários em transformação e demandas diversas que chegam à realidade da IT2B, exigindo uma atuação atenta e integrada entre equipes.

“Pensando na expansão e crescimento da IT2B, inclusive com equipes que atuam fora dos Sites, consideramos cada vez mais importante levantar a pauta de engajamento dentro da empresa. Estamos expandindo e aprimorando cada vez mais nossos canais de comunicação com os colaboradores, pois ter informações corretas e rápidas gera um melhor clima organizacional e um ambiente criativo. Para esse novo ano o principal desafio é transformar essa comunicação em engajamento, aumentando a conexão entre colaboradores e gestores, entre equipes e projetos”, pontua Neusa Bonfim – responsável pela Célula Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida no Trabalho.

O trabalho em equipe é essencial para o crescimento da empresa e, consequentemente, de todos os colaboradores. Além de proporcionar uma troca enriquecedora de conhecimentos e experiências, também contribui para a melhoria do ambiente organizacional, gerando novas e melhores oportunidades de projetos e novos negócios.

Uma organização alinhada e engajada é construída a cada dia, na rotina organizacional, com o comprometimento e participação de todos. Contamos com você!

Clique e confira a apresentação completa com os resultados da pesquisa:

https://drive.google.com/drive/u/3/folders/1lrYmxVHCIRGwzub4Gc_fltw6N0Ol_bFn?ogsrc=32