
20 jul Como o Enterprise Content Management (ECM) pode melhorar o engajamento do cliente
À medida que as empresas se esforçam para criar experiências de cliente mais envolventes, muitas estão se voltando para soluções de gerenciamento de conteúdo empresarial (Enterprise Content Management – ECM).
O ECM é uma plataforma única que tem a função de gerenciar todas as interações e comunicações com os clientes e facilitar que as empresas possam acompanhar todo o contato com eles.
Dessa forma, o ECM simplifica e otimiza o relacionamento com os clientes e oferece maiores resultados de engajamento e conversões.
Quando se trata de engajamento do cliente, o ECM oferece diversos benefícios e contribui para melhorias na produção de conteúdo, produtividade e eficiência, além de promover um relacionamento mais consistente com os clientes.
Quer saber mais sobre como o ECM pode ajudar a sua empresa a melhorar o engajamento com o cliente? Confira, a seguir.
Por que o ECM é importante para as empresas?
Devido a sua capacidade de simplificar o processo de compartilhamento de informações e gerenciamento de conteúdo, o ECM se tornou parte fundamental para o relacionamento entre empresa e consumidores.
Ainda que o conteúdo seja um importante elemento do engajamento do cliente, a maioria das organizações tem dificuldade para encontrar e compartilhar informações relevantes com seus clientes.
O gerenciamento de conteúdo empresarial, promovido pelo ECM, é uma forma de ajudar as organizações a enfrentar esse desafio, fornecendo uma centralização para o conteúdo e um canal para compartilhar informações relevantes e úteis.
Com isso, é possível reforçar os laços com os consumidores e permitir a criação de canais de suporte mais eficientes, pois os clientes tendem a confiar mais nas marcas transparentes e abertas quanto às suas atividades.
No entanto, o gerenciamento de conteúdo por si só não garante o engajamento do cliente. É importante que as empresas criem e compartilhem conteúdo de qualidade que seja relevante para o público-alvo. Se o conteúdo for irrelevante ou de baixa qualidade, as pessoas não irão se envolver com ele.
De fato, a preocupação com o compartilhamento e a gestão de conteúdo se tornaram essenciais para criar uma conexão duradoura com os clientes. Quanto mais informações relevantes e estratégicas uma empresa puder fornecer, de maneira ética e responsável, mais fácil será para os clientes se manterem engajados com a marca.
Como o ECM funciona?
Estrategicamente, o Enterprise Content Management funciona como uma ferramenta para tornar o conteúdo mais relevante para os clientes. Isso é possível através da segmentação do público e da personalização do conteúdo.
A “ferramenta” ECM ajuda as empresas a criarem e compartilharem conteúdos relevantes com seus clientes, o que pode ter um impacto significativo no engajamento. Quando as pessoas têm acesso às informações de que precisam, elas ficam mais propensas a se envolver com a marca.
Alguns exemplos práticos do uso gerenciamento de conteúdo empresarial:
- Criar um banco de dados de conteúdo para ajudar as equipes de marketing a criarem campanhas mais eficazes;
- Desenvolver um portal do cliente para oferecer suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Criar um repositório de conteúdo para armazenar e compartilhar informações internamente;
- Implementar um sistema de gerenciamento de projetos para ajudar as equipes a colaborarem de forma mais eficaz.
É importante lembrar que o engajamento do cliente não acontece da noite para o dia. É um processo que leva tempo e exige esforço constante. As empresas devem continuar a monitorar o engajamento do cliente e fazer ajustes se necessário.
Somente assim elas poderão garantir que estão fazendo tudo o que é preciso para manter o envolvimento das pessoas com a marca.
Por que optar por soluções de ECM para a sua empresa?
Como foi visto no decorrer do artigo, o Enterprise Content Management pode oferecer muitos benefícios para as empresas, mas ainda é importante considerar se a solução é a melhor opção para a sua organização.
Além disso, para tirar o máximo proveito do sistema, é importante que todos os funcionários estejam envolvidos no processo e dispostos a aprender como usar as novas ferramentas.
Entre em contato com os especialistas da IT2B e saiba como melhorar a sua comunicação e colaboração, bem como o envolvimento de seus clientes.