Inteligência Artificial Generativa aplicada no atendimento ao cliente

Odair Souza

Head de Digital Transformation

Inteligência Artificial Generativa aplicada no atendimento ao cliente

As Inteligências Artificiais generativas são um conjunto de sistemas de IA que empregam técnicas de aprendizado de máquina para criar conteúdos inéditos, como textos, imagens e até mesmo vídeos.

Essas tecnologias têm a capacidade de produzir material original sem intervenção humana direta, utilizando padrões e informações aprendidas a partir de dados previamente processados.

Desde simples chatbots, como o Chat GPT, por exemplo, a complicadas redes neurais, a IA está se tornando mais avançada a cada dia. Empresas de capital de risco investiram mais de USD 1,7 bilhão em soluções de IA generativa nos últimos três anos. Dessa quantia, a descoberta de medicamentos habilitada para inteligência artificial e a codificação de software de IA receberam a maior parte do financiamento.

IA generativa aplicada à experiência do cliente

O advento da IA generativa tem gerado impactos profundos em diversas áreas. Uma delas é o atendimento ao cliente, que, com apoio desta ferramenta, tem proporcionado experiências mais personalizadas e eficientes para os consumidores.

À medida que a tecnologia continua a evoluir, podemos esperar avanços ainda maiores. Além de melhorar a eficiência operacional e permitir à empresa canalizar seus talentos para responsabilidades proativas e analíticas, a IA ajuda a entender melhor o comportamento e as preferências dos consumidores, tornando o contato muito mais assertivo.

Os 3 maiores benefícios da IA para atendimento ao cliente, na visão do Gartner

De acordo com o Gartner, uma das maiores empresas de consultoria tecnológica, a IA pode oferecer três principais benefícios para as organizações.

O primeiro está relacionado à geração de insights e previsões: As empresas podem usar esses insights para orientar as decisões de agentes e aplicativos, garantindo evolução contínua dos serviços. Cabe um alerta para que as empresas estejam atentas à qualidade dos seus dados, ter uma base de conhecimento que possa ser utilizada para o treinamento desta IA é imprescindível. 

O segundo diz respeito à Experiência do Usuário (UX): a IA pode orientar as decisões dos agentes enquanto atendem clientes ou executam tarefas administrativas, facilitando a resolução de problemas e simultaneamente melhorando a experiência do cliente.

Por fim, a terceira vantagem é a melhoria de processos: A automação pode reduzir custos e melhorar a eficiência e o potencial de crescimento, liberando recursos para realizar tarefas de maior valor agregado.

Para os especialistas, são essas soluções que os líderes de serviço e suporte devem entender para desenvolver, acompanhar a eficácia e provar casos de negócios para mais investimentos.

A IA veio para ficar e neste momento de transição, que ocorre muito rápido, vimos a rápida adoção das pessoas á IA generativa, alguns por curiosidade outros já buscando melhorar a qualidade do seu trabalho. A IA generativa tem o potencial de continuar evoluindo e tende a melhorar à medida que mais dados são disponibilizados para treinamento e novas técnicas são desenvolvidas.

As tecnologias geralmente passam por estágios iniciais de rápido crescimento, seguidos por períodos de estabilização ou aprimoramento gradual. Portanto, a IA generativa tem sido uma tecnologia promissora e com grande potencial para trazer avanços significativos em diversas áreas. Mas é importante acompanhar seu desenvolvimento ao longo do tempo para determinar se ela se qualifica como uma tecnologia exponencial em um sentido estrito.

A IT2B vem desenvolvendo parcerias tecnológicas e desenvolvendo projetos neste sentido alinhada com este novo movimento de mercado.