Desafio do Trabalho Remoto: Gestão de Pessoas

Teresa Silva

Gerente de RH

Desafio do Trabalho Remoto: Gestão de Pessoas

Como engajar, assegurar bons resultados e manter a qualidade do trabalho à distância

O trabalho remoto, famoso home office, cada dia mais usual nas empresas, é a adoção do modelo de trabalho em que o colaborador realiza suas atividades e responsabilidades fora do ambiente físico da empresa, ou seja, há certa flexibilidade em executar as atividades de qualquer local.

Com o regresso às atividades normais, as organizações e colaboradores, adaptados ao trabalho remoto, optaram em permanecer nessa modalidade, o que exigiu do Governo a criação de regras específicas, como a MP 1108/22, sancionada como a Lei 14.442/22 de 5 de setembro de 2022, proporcionando às empresas e aos colaboradores maior segurança jurídica quanto ao teletrabalho/home office.

Diante desse cenário, é necessário que a gestão de pessoas evolua junto às empresas, além de realizar a inserção das novas gerações de trabalhadores. Um dos maiores desafios dos gestores é que sua equipe mantenha a produtividade e entrega dos resultados, por estar fora do ambiente físico da organização.

Para atingir os objetivos, é primordial ter uma comunicação eficiente, deixar bem claro e de forma precisa às atividades que devem ser realizadas pelos colaboradores. Com o trabalho home office, devemos desenvolver novos métodos, buscar ferramentas que nos auxiliem e que suportem essa condição de trabalho, visando que avancemos liderando a equipe com excelência, mesmo que a distância.

Destacamos algumas orientações que irão apoiá-lo nesse desafio de gestão de pessoas na forma remota:

  • Seja claro, transparente e preciso na hora de delegar as atividades e responsabilidades – para obter o resultado necessário é crucial que os colaboradores saibam exatamente quais as estratégias, diretrizes e decisões da organização, isso facilitará o entendimento de seus papéis junto aos resultados esperados. Compartilhe os objetivos com a equipe, mostre quais são as expectativas para um desempenho individual e coletivo.
  • Estabeleça critérios para a rotina – por mais que haja a liberdade e flexibilidade de trabalho no modelo home office, faz-se necessário uma rotina com diretrizes e regras que sejam seguidas por todos, ainda que cada um tenha métodos próprios de cumprimento.
  • Defina prioridades, prazos e responsáveis – um cronograma de ações possibilitará ao colaborador conhecer ao certo o que deve fazer e em qual tempo, estabelecendo um canal de confiança, gerando maior segurança e produtividade.
  • Estabeleça um contato constante com a equipe – seja online ou presencial – é essencial promover reuniões com todos os colaboradores, criando momentos de interação, nos quais cada um possa expressar brevemente o que está fazendo e como está se sentindo. Essa atitude cria um senso de inclusão entre o time, além de estreitar os laços com a gestão, e também mantém o vínculo e o sentimento de pertencimento. É recomendável fazer encontros com determinada frequência, além de utilizar de artifícios tecnológicos, como manter a câmera ligada, fazer uso do chat, dentre outros recursos disponíveis.
  • Mantenha foco nos resultados – na gestão de pessoas, durante o trabalho remoto, é importante atentar-se aos resultados que o time está gerando, não nas atividades, ou seja, você pode incentivá-los a manterem o ritmo e garantir que entreguem as demandas com qualidade e os resultados continuem apontando para cima.
  • Utilize ferramentas online – é necessário disponibilizar ferramentas que possibilitem o acesso aos dados, compartilhamento, armazenamento de informações e interação com os envolvidos. As funções podem ser realizadas em tempo real e acessadas de qualquer lugar, quando todos os documentos são digitalizados e gerenciados por um software. Adapte os processos para a versão online, ferramentas de produtividade, entre outros, essas ferramentas permitem maximizar a produtividade do time, possibilitam acompanhar a rotina do trabalho, oferecendo uma comunicação interna mais ágil e efetiva.
  • Acompanhe a jornada de trabalho da equipe – estabeleça indicadores e ferramentas de desempenho, mantenha o acompanhamento das atividades, esteja atento aos horários de trabalho e pausas, como horário de almoço. É importantíssimo solicitar aos colaboradores o andamento dos relatórios das atividades, as metas diárias de trabalho e as entregas feitas. Através desse controle, é possível identificar os pontos fortes e o que precisa ser aperfeiçoado, além de cuidar da saúde mental e proporcionar uma relação de confiança, com foco na produtividade e qualidade das entregas.
  • Mantenha uma gestão próxima – seja presente na rotina dos seus liderados e disponível para ajudá-los nas dificuldades. O papel do líder é primordial para que o trabalho remoto tenha êxito. A distância não deve ser jamais um empecilho para a comunicação e a solução dos problemas encontrados.
  • Pratique feedbacks constantes – uma das ferramentas mais importantes para a melhor performance do time é o feedback, sendo o momento no qual o gestor conversa com o colaborador sobre o seu desempenho e esclarece as expectativas quanto ao seu trabalho. Além disso, é importante o gestor exercitar a escuta ativa, no sentido de acolher as preocupações e dificuldades, esclarecendo as dúvidas com tolerância e incentivo. O feedback possibilita que o time se sinta conectado ao restante da empresa e tenha comprometimento com seus objetivos. Isso permite, também, que os colaboradores fiquem mais motivados e engajados com o trabalho.
  • Incentive e estimule – faz parte do papel do gestor oferecer palavras de incentivo e otimismo, focando em aspectos positivos, orientações de desenvolvimento, reconhecimento conquistas, progressos e pratica da empatia.

Busque saber se os profissionais estão trabalhando em um ambiente favorável, com recursos ideais para entregar bons resultados. Pode acontecer de um excelente funcionário na empresa não ter estrutura emocional e familiar para um trabalho remoto. Isso quer dizer que nem sempre as condições de casa dão o suporte necessário para que o profissional desempenhe bem suas funções. Cabe ao gestor a sensibilidade de perceber, junto ao time de RH, se há limitações para alguém trabalhar à distância.

Enfim, gestão de pessoas remota é um desafio tanto para os líderes quanto para os colaboradores. Todavia, é possível adotar práticas que facilitem esse processo e permitam vencer as dificuldades do dia a dia com sucesso.

Além do mais, o trabalho em home office pode modernizar toda a organização, possibilitando que ela obtenha mais mobilidade, flexibilidade para otimizar os processos e melhores resultados. Um verdadeiro impulso para a transformação digital, além de trazer também equilíbrio, constância e produtividade.