Data Driven e o uso estratégico nos negócios

Odair Souza

Head de Digital Transformation

Data Driven e o uso estratégico nos negócios

Data Driven é a gestão orientada por dados. Com os avanços tecnológicos, não dá mais para ignorar a importância dos dados e a sua análise para tomar decisões, são eles que contribuem efetivamente para a melhoria dos resultados nos negócios. E essa é a essência do Data Driven, como um conceito estratégico que pode ser aplicado a qualquer negócio.

Existem termos similares ao Data Driven, como Data Analytics e Data Manager. Embora sejam, também, relacionados ao conceito de gestão de dados, eles são diferentes, já que o Data Driven está um passo à frente. No contexto corporativo, é fundamental tomar decisões com base em dados consolidados. Só assim é possível prever cenários e conseguir bons resultados, mesmo quando há uma série de desafios a vencer.

Embora muitas empresas pensem em Data Driven aplicado ao Marketing, essa não é a função principal dessa estratégia. O Data Driven aplicado á gestão empresarial,  analisa uma série de pontos, como:

  • Perfil de clientes em potencial;
  • Estratégias de abordagem do público-alvo; 
  • Possíveis parceiros de negócio;
  • Características que diferem seu negócio do concorrente.

Essa estratégia garante uma análise global de dados, que contempla clientes, fornecedores, concorrentes e parceiros, e isso faz toda a diferença nos resultados!

Embora o termo pareça ser muito tecnológico, a cultura de Data Driven, funciona muito bem em todas as corporações. Hoje, boa parte das empresas precisam desenvolver a cultura de dados, uma vez que são pessoas que tomam decisões e as mesmas precisam ser comunicadas que na organização existe esta ferramenta formada de dados confiáveis, previamente tratados.

Cultura de dados no setor público

O governo brasileiro, em várias esferas, vem criando esta cultura de Data Driven, a partir do momento que criou a secretaria do governo digital, que visa ordenar as políticas públicas. Um exemplo disso, é o programa CONECT SUS, desenvolvido pelo Governo Federal do Brasil, que prevê a informatização e integração dos dados de saúde dos cidadãos entre estabelecimentos de saúde e os órgãos de gestão em saúde dos entes federativos.

Já o programa Justiça 4.0, que traz uma base de dados única PDPJ – Plataforma Digital do Poder Judiciário, tem como principal objetivo modernizar a plataforma do Processo Judicial Eletrônico e transformá-la em um sistema multisserviço que permita aos tribunais fazer adequações conforme suas necessidades, garantindo ao mesmo tempo a unificação do trâmite processual no país.

Dados e negócios

Em um negócio, não dá para tomar decisões com base em “achismos” ou intuição. Sem uma base sólida, o planejamento fica fraco e o caminho para alcançar as metas se torna mais complicado, podendo gerar grandes prejuízos. A abordagem Data Driven é importante, principalmente, nas estratégias de concorrência e de avaliação de mercado. Seu objetivo principal é orientar a tomada de decisões e sua implementação é um processo de médio prazo, que envolve plataforma e treinamento de equipes.

Com uma série de benefícios, essa é uma tendência que ganha cada vez mais força, principalmente para negócios que desejam tomar decisões precisas. A Informação é um dos mais importantes ativos de uma corporação, utilizá-las de forma adequada para orientar a tomada de decisão é a grande vantagem do Data Driven. Mas não é só isso, confira outros benefícios de implementar essa cultura na empresa.

Economia

A gestão orientada por dados consegue aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. Isso porque a análise de riscos é mais sólida e as informações coletadas contribuem para entender melhor o cenário e a concorrência.

Um estudo da Harvard Business Review, com mil empresas, chegou à conclusão de que 48,4% delas sentiram melhoria significativa na redução de custos ao implementar o Data Driven na organização.

Planejamento mais sofisticado

A mineração de dados permite aprimorar o planejamento. E isso se deve a diversos fatores analisados como:

  • Comportamento do consumidor;
  • Tendências de mercado;
  • Concorrentes;
  • Possíveis repetições de ciclos de trabalho / processos;
  • Histórico do negócio.

Essas informações permitem enxergar melhor em qual ponto o seu negócio está e quais ajustes devem ser feitos para alcançar as metas definidas. E se a informação se tornou um ativo valioso há alguns anos, desde 2020, saber lidar com dados de forma estratégica é um diferencial.

Os novos modelos de trabalho somados aos novos comportamentos dos consumidores demandam estratégias cada vez mais pautadas em análise de dados. O conceito de Data Driven está mudando a forma de trabalhar em empresas do mundo todo. A partir de informações consistentes, os profissionais realizam suas atividades de forma segura e assertiva.

O Data Driven, garante vantagens concretas para o negócio e você pode contar com soluções tecnológicas da IT2B para apoiá-lo nesta iniciativa. Ao associar o Data Driven aos processos de negócio, os fluxos ficam cada vez mais inteligentes, garantindo melhoria contínua para a corporação.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como evoluir os processos e negócios da sua empresa.