A importância do ECM na organização das empresas

O mercado e as tecnologias estão sempre em evolução. A cada novo cenário, conceitos são criados, até como um diferencial de marketing para os fornecedores venderem suas soluções. Foi isso o que aconteceu com o GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos ou Document Management (DM), que evoluiu para ECM – Enterprise Content Management, que por sua vez não é apenas mais uma tecnologia, mas também uma metodologia. 

O ECM é uma combinação de estratégia, métodos e ferramentas usadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e oferecer informações e apoio aos processos organizacionais durante seu ciclo de vida, gerando um novo valor para dados que anteriormente estavam desestruturados e indisponíveis. 

Uma adoção bem-sucedida de ECM é uma jornada e a empresa deve evoluir ao longo do tempo. Geralmente, se começa por um departamento ou aplicativo de negócios. É importante que todas as partes interessadas estejam envolvidas. 

A avaliação inicial é muito importante, pois identificará onde estão os conteúdos, como são capturados, classificados, as regras de governança, quem pode acessá-los e as ferramentas para que isso ocorra de forma eficiente. Frequentemente, o sucesso de um projeto de ECM se espalha rapidamente para outros departamentos e aplicações. 

Uma implementação bem-sucedida de ECM oferece:  

Captura de Informações: coletar informações, estruturadas ou não, sua classificação e validação, tudo de forma automática e inteligente. 

Gestão de conteúdos: com o gerenciamento de informações, é possível acessar cada arquivo com mais facilidade, em uma rápida pesquisa, agilizando a tomada de decisões. 

Automação de processos: simplifique processos com a automatização de tarefas repetitivas, definindo regras e planos de ações integradas sem necessidade do suporte da TI. 

Colaboração: as equipes podem compartilhar conteúdos com total segurança, seguindo tanto a legislação (LGPD) como normas ISO de controle de documentação. 

 

A evolução do ECM e o Machine Learning  

 

Um artigo escrito por Michael Woodbridge em 2017, diretor de Pesquisa do Gartner, observa que o ECM está passando por uma transformação para atender às necessidades das corporações em tempos de nuvem, os novos tipos de conteúdos e o uso de inteligência, como Machine Learning (ML).  

O analista explica que as organizações procuram plataformas de serviços de conteúdo em nuvem para aumentar o tempo de retorno dos negócios.  

Plataformas abertas permitem que as empresas aproveitem tanto os investimentos legados no local quanto os aplicativos em nuvem, que impulsionarão o pensamento inovador das empresas. Com as plataformas de serviços de conteúdo em nuvem, as organizações (setores públicos e privados) poderão pensar e agir como uma startup para criar modelos e processos de negócios – seja em TI ou unidades de negócios operacionais.  

Com o crescimento exponencial dos dados, o conteúdo se torna mais valioso quando o aprendizado de máquina (ML) é aplicado a ele do que aquele mesmo conteúdo sem inteligência adicionada. Os casos de uso em torno do aprendizado de máquina (ML) são numerosos e ajudarão na produtividade da força de trabalho e na obtenção de vantagem competitiva. Por exemplo: 

Inteligência de imagem: o ML pode detectar objetos e conceitos individuais em arquivos de imagem, capturar texto por meio de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e adicionar automaticamente rótulos de palavras-chave a imagens para criar metadados facilmente em catálogos de imagens.  

Inteligência de áudio: o ML pode usar arquivos de áudio para criar e indexar uma transcrição de texto que pode ser facilmente pesquisada e manipulada em vários casos de uso. 

Inteligência de vídeo: o ML pode fornecer transcrição, detecção de tópicos e detecção de pessoas para permitir que os usuários encontrem rapidamente as informações de que precisam em um vídeo. 

Se você está procurando maneiras de melhorar seus negócios nesse sentido, entre em contato com um dos especialistas da IT2B e entenda mais sobre como o aprendizado de máquina e a automação de processos podem lhe ajudar.