Como o avanço da Inteligência Artificial tem criado novas oportunidades para as empresas?

A pandemia ensinou lições valiosas sobre os novos caminhos da transformação digital, reforçando a tecnologia como uma prioridade inquestionável para a maioria das empresas que desejam se tornar mais competitivas.

Segundo estudo recente do IBM Institute for Business Value (IBV), os CEOs de todo mundo enxergam na adoção de tecnologia muitos benefícios estratégicos para os próximos 2 a 3 anos, principalmente a respeito da computação em nuvem (93%), IoT (79%), IA (49%) e automação (44%).

Isso mostra um movimento concreto das empresas na busca por inovações disruptivas, que apoiem a nova dinâmica do mercado, em constante atualização. Neste contexto, a Inteligência Artificial pode ser a chave para melhorar a eficiência dos negócios e abrir caminhos para novas possibilidades de receita.

O papel da Inteligência Artificial na transformação digital

De acordo com pesquisa do Gartner, as empresas reconhecem o potencial da IA não apenas para avaliar dados críticos e aprimorar processos corporativos, mas também para expandir sua base de clientes e criar produtos e serviços.

Tanto que um terço dos fornecedores de TI devem investir ao menos US$ 1 milhão em IA nos próximos dois anos. Além disso, 87% das empresas com iniciativas ligadas à IA, acreditam que o volume de investimento voltado a esse setor aumentará em um ritmo rápido até 2022, apontando a visão computacional como sua principal prioridade.

Ao mesmo tempo que o cenário é promissor e deverá impactar vários outros setores, existem alguns obstáculos a serem superados por conta da complexidade de construir e treinar modelos de Inteligência Artificial. Segundo especialistas, ainda existe um certo grau de imaturidade nas aplicações de IA, que limitam a adoção e integração dessa tecnologia quando à comparamos com outras áreas de inovação.

Para 41% dos entrevistados pelo Gartner, a Inteligência Artificial ainda está em desenvolvimento ou em estágios iniciais de adoção em suas empresas, devido ao difícil ciclo de desenvolvimento da tecnologia, alta complexidade das aplicações e a falta de talentos com habilidades para operá-las de maneira correta.

Porém, quando superados esses desafios, a Inteligência Artificial tem tudo para se popularizar de vez entre os negócios, ainda mais quando se tornar mais acessível e disponível para todas as organizações.

Ferramentas de análise de sentimento ganham força

Graças ao uso de IA e Machine Learning, as empresas também têm começado a colocar em prática a análise de sentimentos como uma ferramenta estratégica para impulsionar negócios e identificar as preferências de seus clientes. Essa técnica analítica baseada em Inteligência Artificial, tem a capacidade de determinar o valor emocional da comunicação por meio de algoritmos supervisionados ou semissupervisionados de Machine Learning.

Assim é possível transcrever reuniões virtuais ao vivo de fala para texto, determinando o que é mais importante no discurso e eliminando o bate-papo ocioso, ou mesmo analisar a avaliação de produtos feitas por clientes, levando em conta mais do que apenas as palavras usadas. Várias partes do negócio podem ser beneficiadas com uma análise de sentimento bem afinada, que capture as percepções do cliente em uma mega escala e apoie a tomada de decisões do negócio.

IA aplicada na prática

Desde 2017, a IT2B desenvolve soluções de Digital Transformation Services com a realização de estudos e projetos com tecnologias avançadas como Inteligência Artificial, Cognitiva e Chatbots, entre outros recursos capazes de transformar os processos empresariais ou governamentais.

Por meio de um profundo processo de imersão e alinhamento com as necessidades dos clientes, é possível reunir especialistas e projetar soluções completas que mesclem essas inteligências e ofereçam recursos inovadores que realizam verdadeiras transformações no modelo de negócio do cliente.

A IT2B trabalha sempre de olho no futuro, consulte o nosso portfólio completo e veja como podemos ajudar a sua empresa com recursos de Inteligência Artificial.

 

Fontes: Computer World 1, Computer World 2, CIO.