Transformação Digital na prática

Como as empresas brasileiras enxergam a Transformação Digital e o que tem sido feito como iniciativa para acelerar os processos

Que a Transformação Digital já é uma realidade, isso não é novidade para ninguém. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas de como isso acontece na prática e como as organizações se posicionam diante desse cenário. Hoje, um dos maiores problemas que o mercado enfrenta é a falta de maturidade digital de muitas empresas, questão essa que afeta diretamente a velocidade da Transformação Digital dentro das organizações.

Recentemente um estudo que avaliou a infraestrutura de TI das companhias no Brasil e sua relação com a transformação digital, através de consulta à 250 profissionais de TI, que atribuíram notas de 0 a 100. O estudo avaliou três indicadores essenciais para suportar a transformação digital dos negócios: Processos Internos e Cultura, Automação de Processos e Modernização da Infraestrutura.

O resultado foi uma média de apenas 43,7. Em resumo, a situação está longe do ideal de Transformação Digital. Questões relevantes relacionadas à inovação, infraestrutura e automatização de processos vêm progredindo na realidade das empresas, mas infelizmente isso ainda acontece de forma muito lenta.

Em contrapartida, é possível ver outras organizações com graus de maturidade digital mais avançados. O segmento do varejo vem se destacando, e 60% das empresas utilizam as tecnologias digitais para oferecer uma experiência consistente para seus consumidores, e 45% delas lançam mão da tecnologia para realizar ações de marketing.

De qualquer modo, o mercado avança cada vez mais rumo a essa nova realidade, inclusive porque o próprio usuário / cliente exige isso. Com o crescimento do uso da internet, as empresas necessitam se adaptar a esse novo cenário se não quiserem perder seus clientes para os entrantes do mercado.

Em 2017, a Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações abriu uma chamada pública para a elaboração da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, onde seu principal objetivo da ação é dar início à Transformação Digital no Brasil como um todo e criar um ambiente favorável para que as empresas se adaptem da melhor forma possível.

Mentalidade Digital na prática

Algumas organizações não esperaram e começaram a caminhada muito antes do Governo se mobilizar. Na prática, vemos cases de sucesso de empresas que saíram de um ambiente comum e aproveitaram as novas tecnologias para transformar seus modelos de negócios.

Magazine Luiza

Com o objetivo de deixar de ser uma empresa de varejo tradicional que tinha uma área digital para se tornar um negócio digital com espaços físicos e contato humano, a Magazine Luiza é uma das empresas brasileiras referência em Transformação Digital. A equipe comercial ganhou reforço estratégico, os processos de vendas sofreram alterações e o investimento em marketing digital cresceu vertiginosamente, sempre com foco em promoções. 5 pontos foram usados como pilares dessa revolução: inclusão digital, digitalização das lojas físicas, multicanalidade, marketplace e promoção da cultura digital (dentro e fora do ambiente da organização).

Coca-Cola Brasil

Já a Coca-Cola Brasil criou em 2017 a primeira área de Transformação Digital da empresa no mundo. Com o uso de informações obtidas por meio das interações com os consumidores, a empresa passou a tomar decisões mais estratégicas com base em dados estruturados. O objetivo principal vai além de aumentar as vendas e visa, principalmente, conhecer melhor os clientes da marca, para a partir daí traçar os próximos passos da empresa no país.

Novos consumidores exigem um novo mercado, e para isso é importante que as organizações brasileiras estejam atentas aos movimentos e transformações que acontecem. Pontos como liderança, cultura e comunicação devem estar alinhados de acordo com a nova mentalidade digital. A IT2B tem como objetivo principal ajudar as empresas a conduzirem e executarem a transformação digital, acelerando processos e modernizando recursos em busca de eficiência e competitividade.

FONTES: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL  |Canal Tech