menu

Blog Article

Tecnologias autoatendimento para sua empresa

publicado em Mercado de TI, Transformação Digital by

Como adequar o seu negócio à nova dinâmica de atendimento do mercado

O autoatendimento e as tecnologias de autosserviço vêm sendo amplamente debatidas, não só pela polêmica da automação como também pelos benefícios que elas podem gerar para o negócio e também para o consumidor. Com o avanço da transformação digital no mercado, algumas mudanças tornam-se inevitáveis, afinal estão inseridas nas modificações estruturais e na inteligência aplicada de cada negócio.

Muitas empresas já adotaram sistemas de autoatendimento, como por exemplo o Mc Donald’s que já tem serviços de autoatendimento em suas lojas no exterior e aplicou totens em algumas lojas da capital de São Paulo para que o cliente realize seu próprio atendimento. Algumas lojas de departamento como a Amazon Go, em Seattle nos Estados Unidos, é um exemplo prático dessa transformação. Lá o cliente retira o produto da prateleira para que o sistema reconheça a ação e adicione o item à lista de compras, o pagamento é feito na saída de forma automática. Já nos serviços de suporte ao cliente e TI, muitas empresas vêm aproveitando essas tecnologias para que os usuários possam esclarecer suas dúvidas sozinhos, recorrendo a equipe de especialistas apenas em um 2º nível de atendimento.

A Agência Internacional de Análise de Dados (SSI) realizou uma pesquisa com mais de 2 mil consumidores em 10 países diferentes. Descobriu-se que a grande maioria (70% deles) desejam encontrar as soluções de autoatendimento para que possam resolver seus problemas sozinhos, no site das empresas.

É preciso que as empresas estejam atentas a este novo movimento e comecem a repensar seus modelos de negócio e planejar como irão se adaptar a essa nova realidade. Ao contrário do que muitos pensam, a aplicação de autoatendimento e a automação de alguns processos podem beneficiar não só a empresa como também seus funcionários e toda a equipe operacional.  Além de produzir mais lucro para a organização, essa ação pode gerar novas oportunidades de emprego e readequações de tarefas para a equipe, que acaba tendo muito mais tempo para pensar em como oferecer uma boa experiência ao seu cliente.

Uma nova dinâmica para os seus públicos

Com uma mudança dessa, todos os públicos são afetados, sejam eles internos (funcionários, atendentes e gestores) ou externos (clientes, fornecedores e parceiros). Com a desburocratização de alguns processos e a dinamização de etapas como de pré-vendas, pós-venda e ações de fidelização, a equipe ganha tempo e espaço para pensar em questões mais estratégicas para o negócio. O autosserviço, em muitos casos (desde que bem implementado), facilita a vida do colaborador, agiliza o atendimento e leva comodidade e facilidades para a concretização dos atendimentos e fechamento das vendas.

É preciso ter muita atenção e cuidado no processo de aplicação de tecnologias self-service, projetos mal implementados podem ser um verdadeiro “tiro no pé” e resultarem em insatisfação dos clientes. Durante todo processo de adaptação da loja/cliente é preciso ter uma equipe capacitada e treinada para atender à estas pessoas e orientá-las até a completa integração das novas tecnologias.

Comece hoje mesmo a pensar em novos projetos de adaptação e automação para o seu negócio. A Transformação Digital já é uma realidade e a sua empresa precisa estar alinhada com esse novo mercado. A IT2B oferece soluções tecnológicas e profissionais capacitados para realizarem a consultoria de Transformação Digital das empresas. Recursos inovadores para a aplicação de tecnologias de autoatendimento, Service Desk e muito mais. Conheça o portfólio da IT2B e veja como ela pode ajudar a sua empresa a adentrar na nova Era da Transformação Digital.

FONTE

 

15 out, 18

postar comentário