menu

Shopping Cart

Blog Article

O que são Organizações Exponenciais e como transformar a sua empresa em uma?

publicado em Mercado de TI by

Quando uma inovação surge ela provoca mudanças inesperadas em diversos setores da sociedade, criando novos negócios e mudando hábitos.

Um ótimo exemplo disso é a questão da mobilidade e dos apps, que se tornaram parte integrante do nosso cotidiano, além de inúmeras inovações tecnológicas que estão se tornando cada vez mais comuns, como a Internet das Coisas, os Drones, as Impressoras 3D e os Sistemas de Machine Learning.

O fato é que vivemos em uma era de constantes disrupções, onde as tecnologias digitais estão transformando o mundo à nossa volta, as cidades que habitamos, a maneira como estudamos e a forma como nos comunicamos, tudo isso de forma exponencial. A pergunta é: como se adaptar aos novos tempos?

Quebrar paradigmas significa repensar conceitos arraigados

As empresas tradicionais foram criadas sob o paradigma da escassez, onde a escassez significava valor. Hoje, vemos que as novas empresas transformam a escassez em abundância, criando modelos de negócio diferentes, como por exemplo, os aplicativos de táxi que aumentaram e democratizaram o acesso a esse tipo de transporte. Mas o que transformou a escassez em abundância? A informação, que passa a ser a nova moeda de valor.

Empresas estabelecidas no mundo da escassez precisam identificar a mudança e se adaptar ao mundo da abundância.

Não adianta remar contra o tsunami da inovação

Muitas empresas não conseguem entender as mudanças e se apegam aos seus modelos de negócio, resistindo e usando conceitos que já conhecem, simplesmente ignorando as novas regras do jogo.

Tanto nossa educação formal quanto nossa intuição nos moldaram para fazer associações lineares, porém os dados dos dias de hoje são exponenciais. Por isso, o primeiro passo é fazer a transição do conceito linear para o exponencial, adotando a inovação como modelo de negócio.

A evolução exponencial da tecnologia e seus impactos não conseguem ser absorvidas em uma organização que pensa linearmente, afinal elas respondem lentamente às mudanças do cenário tecnológico. O futuro será das empresas denominadas ExOs ou Exponential Organizations, que ao contrário das atuais, podem manter apenas um pequeno grupo de funcionários e usar intensamente tecnologias avançadas e recursos externos para mudar rapidamente.

Mas o que são as Organizações Exponenciais?

As Organizações Exponenciais (ExOs) são uma nova geração de negócios construídos para se beneficiarem do rápido crescimento da tecnologia, desenvolvendo soluções 10 vezes melhores, mais rápidas e de menor custo que as empresas tradicionais e lineares.

Ao invés de apostar em milhares de colaboradores, grandes instalações físicas e hierarquias rígidas, as ExOs desmaterializam o que antes era de natureza física e o transferem ao mundo digital sob demanda, alavancando recursos externos com maior flexibilidade para alcançar seus objetivos.

Se transformar em uma ExO, é uma necessidade para as organizações que querem se manter no mercado. Não é uma tarefa simples, mas é essencial para sua sobrevivência.

Transformação Digital

Todas essas mudanças apontam para o mesmo norte, a Transformação Digital. Ela é a base que vai nos permitir construir novos e inovadores negócios, pois irá atingir de forma disruptiva todos os setores, em maior ou menor grau.

Com isso, a organização da TI deverá mudar. Uma organização digital deve responder com rapidez às mudanças. Por isso, uma estrutura hierarquizada e rígida não sobreviverá ao dinamismo da digitalização.

“Qualquer companhia desenhada para ter sucesso no século XX está destinada a fracassar no século XXI”. Resumiu muito bem David Rose, autor do livro “Angel Investing: the Gust Guide to Making Money and Having Fun Investing in Startups”.

As mudanças de mercado já estão acontecendo, as empresas precisam estar alinhadas com esse novo momento, que exige novas estratégias de operação. A IT2B é uma empresa que contribui para a transformação digital, tanto no setor público quanto no privado, acelerando processos e modernizando recursos em busca de eficiência e competitividade.

Fontes: Computer Word – https://goo.gl/NWa1Z2

Examehttps://goo.gl/M2EioK

02 ago, 18

postar comentário