menu

Shopping Cart

Blog Article

O que é e como funciona o Blockchain?

publicado em Mercado de TI by

No caso da moeda virtual Bitcoin, o Blockchain é a estrutura de dados que representa os registros de transações financeiras, onde cada uma delas é assinada digitalmente para garantir sua autenticidade e impedir adulterações.

Todas essas entradas digitais de registro são distribuídas entre uma implantação ou infraestrutura, formando “nós”. Eles fornecem um consenso sobre o estado de uma transação a qualquer momento, já que possuem cópias dos registros autenticados distribuídos entre si. É isso que permite que o Blockchain funcione como um registro distribuído, sem a necessidade de uma autoridade central dizendo quais transações são válidas ou não.

Muito além do Bitcon, o Blockchain pode ser configurado para trabalhar de várias formas, como, por exemplo, em utilizações privadas, onde o número de participantes é menor, para assim controlar quem participa ou não da transação. A falta de exigência de uma autoridade central faz dele a solução ideal para relacionamentos de afiliados, que são geralmente feitos condições igualitárias, sem a provisão de um árbitro ou gerente.

A integridade criptográfica de toda a transação pendente, como também o exame de múltiplos “nós” da arquitetura do Blockchain, protege contra ameaças e utilização mal intencionadas da tecnologia. Além disso, fazer com que computadores verifiquem transações reduz custos e aumenta a velocidade do processo.

O conceito de Blockchain funciona muito bem para o acompanhamento de como os recursos se movem através de uma cadeia de suprimento, sendo um registro de alta integridade. O maior problema com esse tipo de tecnologia é que ela é complexa de aplicar, principalmente porque existem vários projetos, cada um com suas próprias equipes e ideais. Por isso, combinar toda a funcionalidade em uma aplicação prática é tão difícil.

Para resolver esta questão, algumas iniciativas têm surgido, como por exemplo, o Hyperledger. Ele é um projeto que tenta unificar todas as abordagens de código aberto do Blockchain que existem atualmente, desenvolvendo um framework que possa ser utilizado em vários setores, como na indústria, na fabricação, no mercado financeiro, no varejo, entre outros.

FONTE: COMPUTER WORLD

Link: https://bit.ly/2biYXoH

11 abr, 18

postar comentário