menu

Shopping Cart

Blog Article

Mobilidade Urbana – Um avanço social

publicado em Mercado de TI, Soluções IT2B by

A mobilidade urbana é um dos maiores desafios que o brasileiro vem enfrentando ao longo dos últimos anos. Com uma população de aproximadamente 207,6 milhões de pessoas (de acordo com o IBGE) o país possui uma frota de automóveis de 51,2 milhões, o que contabiliza 1 carro para cada 4 brasileiros (dados da Confederação Nacional dos Transportes).

Qualidade de vida e mobilidade são questões que andam lado a lado e estão diretamente conectadas. Mas para que elas sejam estimuladas e trabalhadas, é importante que alguns problemas da cidade ganhem maior atenção, tanto por parte da sociedade quanto dos gestores e para que sejam resolvidos. Hoje, a população enfrenta diversas dificuldades como elevada ocupação do espaço urbano, alto número de usuários que utilizam o transporte individual e falta de opções no que diz respeito a infraestrutura de mobilidade.

Transporte individual

Quem usa e depende do transporte individual para se locomover nas grandes cidades encontra uma série de dificuldades no dia a dia. Além do trânsito e do alto contingente de carros, o motorista também enfrenta restrições para circular em áreas menores como bairros ou problemas para estacionar o carro.  Isso tudo tem origem em diversos fatores como:

– Falta de soluções integradas que envolvam as secretarias e órgãos municipais;

– Dificuldades em encontrar vagas nas ruas principalmente nos centros urbanos, avenidas com comércios ou hospitais;

– Dificuldade em encontrar pontos de vendas para tickets de zona azul;

– Problemas com revendedores de talões de zona azul não autorizados;

– Falta de fiscalização das áreas tarifadas.

Além disso, os meios de pagamento atuais para soluções de zona azul ainda são extremamente defasados e não refletem a realidade da população nos dias de hoje, que cada vez mais precisa de soluções rápidas e eficazes.

Diante deste cenário, vemos que ainda faltam soluções efetivas que auxiliem na democratização do uso de vagas públicos, proporcionando mais fluidez e mobilidade para o trânsito nas grandes cidades.

Uma pesquisa nacional realizada pela FGV/Telefônica perguntou para as pessoas o quanto elas acreditam que a tecnologia impactaria positivamente sobre a qualidade dos serviços de mobilidade e trânsito e a nota obtida foi 3,1.  Já, com relação ao estacionamento inteligente e a gestão do trânsito, a taxa de aceitação (inclusive para serviços pagos) seria de 3,2 e 3,1 respectivamente.

Fonte: Livro Smart Cities – Transformação digital de cidades FGV/Telefônica

Novas tecnologias

O mercado oferece uma série de tecnologias, que aplicadas de forma efetiva à determinadas questões, podem resultar em soluções que geram resultados positivos à toda sociedade.

O ZAR é uma das soluções que integra o portfólio da IT2B e atende de forma direta tanto o cidadão quanto os gestores. A aplicação da plataforma proporciona mais mobilidade e segurança ao cidadão, alto controle e eliminação de fraudes para os gestores e sustentabilidade para as cidades, além de tornar processos comuns em soluções mais efetivas e funcionais.

Há mais de 15 anos a IT2B transforma a relação das cidades com a população, a partir das tecnologias de Smart Cities Solutions. Fale com a nossa equipe e entenda um pouco mais sobre o nosso portfólio.

30 nov, 17

postar comentário