menu

Blog Article

Inteligência Artificial, uma realidade de mercado

publicado em Mercado de TI by

A Inteligência Artificial (I.A) não está mais somente nos ambientes de pesquisa, ela já faz parte da realidade, gradativamente muitas empresas estão lançando mão dessa ferramenta para aprimorar suas ofertas, alavancar os negócios e manter-se atualizada no mercado. A adoção de I.A por parte das empresas facilita e simplifica muitos processos, além de proporcionar benefícios como redução de custos, ganhos de eficiência, automatização de processos e sistemas antifraude.
Os grandes fabricantes de software já redirecionaram os seus produtos para atender as demandas da 4ª revolução industrial.

A inteligência artificial está sendo discutida e avaliada, seja pelos benefícios como os avanços das ferramentas disponíveis com resultados claros ou mesmo pela forma como tal tecnologia transformará as relações entre mercado, empresas e seus clientes. Os principais nomes da indústria de TI investem no desenvolvimento de soluções baseadas no conceito de inteligência artificial há pelo menos uma década, mas apenas recentemente as corporações vêm desenvolvendo as primeiras aplicações como suporte ao dia a dia do negócio. Com base nesse cenário, o IDC prevê que soluções de I.A devem movimentar cerca de US$ 47 bilhões em 2020.

O Bank Of America Merril Lynch realizou alguns estudos na área e constatou que sistemas dotados de I.A. poderão movimentar US$70 bilhões já nos próximos quatro anos. A previsão é que até 2025, 75% das equipes de desenvolvedores incluam inteligência artificial em um ou mais serviços e o mercado de computação cognitiva represente mais de US$ 2 trilhões.

1
De acordo com uma pesquisa recente da IBM com 525 líderes de marketing e 389 líderes de vendas de empresas globais, 64% dos executivos acreditam que suas empresas usarão I.A. nos próximos três anos e 91% acreditam que a computação cognitiva ajudará suas organizações. Ginni Rometty, CEO global IBM, afirmou que o Watson, plataforma de solução cognitiva da empresa, já é usada por cerca de 1 bilhão de pessoas. Sim, 1 bilhão de pessoas!

Sabendo ou não, você já deve ter sido atendido ou ter conversado com um sistema de computador que simula um ser humano — como ChatBots, Siris ou Google Assistente — mas Inteligência Artificial é muito mais do que isso. Ela veio para revolucionar nossas vidas e os negócios. O Bradesco, por exemplo, já usa o IBM Watson em seu call center e em todas as suas 5.650 agências no país para ajudar os atendentes e gerentes a responderem mais de 200 mil perguntas sobre os produtos e serviços do banco.

Outra realidade já presente são empresas, organizações e marcas investindo em uma comunicação personalizada com seus clientes. Hoje, já é possível responder de forma específica às necessidades das pessoas e de pequenos grupos e não apenas de forma genérica à grande massa. A solução da IBM Watson já faz isso para empresas como: Whirlpool, Vertiv, Smiles e o Tribunal de Justiça de São Paulo.

A sua empresa está pronta para esta tecnologia?

 
Fonte: Ricardo Amorim

Comentários: Odair Pereira de Souza – Head of Big Data Analytics and Cognitive Analysis na IT2B.

31 jan, 18

postar comentário