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Inteligência Artificial aplicada otimiza processos, análises e solução de problemas

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Segundo um estudo sobre Inteligência Artificial nas Empresas, publicado pela consultoria Deloitte, 28% das empresas que buscam soluções de computação cognitiva reconhecem benefícios para a inovação em produtos e serviços. Do total, 23% crê que o serviço revela insights que melhorem a operação ou a estratégia. Somente 13% acreditam que a solução reduz custos porque reduz força de trabalho. A percepção da maioria dos entrevistados diz que as soluções de inteligência artificial não reduzem a força de trabalho, mas essas soluções cognitivas podem melhorar a performance dos profissionais.

A quantidade de informação disponível hoje na internet permite aos profissionais melhorarem o seu conhecimento, da mesma forma a inteligência artificial aplicada ao negócio traz informações valiosas para conhecer todo o ecossistema no qual a empresa está inserida e a partir daí tomar decisões acertadas.

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Por exemplo, uma grande empresa aérea tem anos de histórico de registros de manutenção para centenas de aeronaves em sua frota. Mas até recentemente, essa grande quantidade de dados críticos era praticamente incompreensível. Isso significava que os técnicos de manutenção tinham de diagnosticar e corrigir problemas sem serem capazes de explorar ou interpretar os problemas e as respectivas soluções que foram aplicadas por outros profissionais.

Já com a aplicação da Solução Cognitiva é possível analisar dados estruturados e não estruturados de várias fontes, incluindo diretrizes técnicas, logs não-rotineiros, notas de técnicas, inventário, tempo de resolução de problemas e dados de custo de material e histórico de incidentes em voo.

Isto porque o entendimento de linguagem natural e a análise avançada de conteúdo localizam conexões anteriormente ocultas que ajudam as equipes de manutenção a diagnosticar e a resolver problemas mais rapidamente, com mais confiança. Ao invés de passar horas para diagnosticar cada problema potencial, os técnicos podem facilmente procurar e chegar perto da análise em tempo real.

Com Soluções Cognitivas, os gerentes de manutenção também podem identificar tendências de problemas e levar essas ideias para os fabricantes de equipamentos originais para melhoria. Veja exemplos

  1. Soluções Cognitivas analisam uma variedade de dados estruturados e não estruturados relacionados com a manutenção das centenas de aviões da frota.
  2. Problemas de manutenção são relatados por tripulações de voo ou de cabine para operações terrestres.
  3. Os funcionários de manutenção acessam dados de casos parecidos com as diretrizes técnicas.
  4. Soluções Cognitivas auxiliam a decidir causa provável e recomenda soluções para que eles possam ser rapidamente abordados por técnicos.
  5. Mais voos saem no horário, mantendo 25 milhões de passageiros felizes.

As mudanças estão à nossa volta e chegam cada vez mais rapidamente. As soluções cognitivas estão sendo adaptadas ao ser humano, buscando interagir em linguagem natural, interpretando informações que não são estruturadas. Já não são as pessoas que se adaptam à tecnologia, mas ela é que se adapta a nós. Sempre que uma experiência é personalizada – ou a inovação prevê as necessidades das pessoas – somos colocados no comando para realizar nossos desejos. À medida que a tecnologia se torna mais amigável, possibilitam que as pessoas impulsionarem as mudanças, que podem ser desruptivas.

27 abr, 17

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