menu

Shopping Cart

Blog Article

Conheça 5 Smart Cities do mundo e se inspire nesses cases de sucesso

publicado em Transformação Digital by

A Transformação Digital já é realidade em muitos países, inclusive no Brasil, que gradativamente vem se adaptando a este novo cenário. O conceito de Smart Cities também acompanha essa crescente, de forma tímida mas constante, afinal mais de 50% da população vive nas cidades, e as projeções apontam para um crescimento cada vez maior.

As cidades conectadas tornam-se necessárias, principalmente quando o assunto é qualidade de vida dos habitantes e a boa gestão dos espaços sociais. Com o aumento da população, a automatização e conexão de processos acabam tornando-se uma das únicas maneiras de atender a todos de forma qualitativa e segura. Por mais que no Brasil esse cenário pareça um pouco desafiador, existem países que já estão bem à frente neste projeto e contabilizam cases de sucesso em Smart Cities. Eles servem, principalmente, como modelo e incentivo para que consigamos trabalhar rumo a conquista deste patamar.

Cases de sucesso em Smart cities

O estudo realizado pela Juniper Research, reuniu em uma lista as 5 “cidades inteligentes”, considerando benefícios como sustentabilidade e eficiência. Na análise, foram levados em consideração 5 tipos de componentes essenciais para a caracterização das Smart cities, são eles: Tecnologias, edifícios, serviços de utilidade pública, transporte e infraestrutura e o conceito de cidade inteligente em si.

Os resultados foram:

1. Barcelona – Espanha: Marcou a melhor pontuação no quesito meio ambiente e estacionamento inteligente;

2. EUA – Nova York: Marcou a melhor pontuação em iluminação de rua inteligente e gestão de tráfego inteligente;

3. Inglaterra Londres: Marcou a melhor pontuação em alta tecnologia e dados abertos;

4. França – Nice: Marcou a melhor pontuação em meio ambiente e na coesão da agência;

5. Singapura – Ásia: Marcou a melhor pontuação em gerenciamento inteligente de tráfego e uso criativo de tecnologias.

 

Brasil e seus desafios

Um dos maiores desafios do Brasil, quando o assunto é Smart Cities, é a aplicação de educação, conectividade e IoT (Internet das Coisas). É preciso, antes de mais nada, educar a população para que ela possa usufruir de avanços como este. Já no quesito conectividade e IoT, a mão de obra ainda é uma das partes mais caras do projeto, por isso a necessidade de um planejamento bem estruturado e que esteja alinhado com as necessidades da população.

Um planejamento bem estruturado depende de empresas e parceiros que tenham tecnologia e soluções eficientes, além do conhecimento para aplicação assertiva do projeto. A IT2B é especialista em apoiar as empresas no processo de transição para a Transformação Digital, tendo larga experiência em integração de hardware, software e serviços. A aplicação de tecnologias e projetos para Smart Cities também faz parte do escopo de atuação da empresa. Um dos sólidos projetos que a IT2B possui é o Smart Government, voltada ao setor público, que permite a integração de diferentes órgãos relacionados à gestão pública. Tecnologias e sistemas para atender prefeituras, secretarias e outras áreas, com soluções direcionadas e otimizadas.

Conheça mais sobre o nosso portfólio de soluções para Smart Cities, acesse: it2b.com.br/smart-cities-solutions/

FONTE: Forbes

10 maio, 18

postar comentário