menu

Shopping Cart

Blog Article

Como a Transformação Digital vai impactar o mercado de trabalho do futuro?

publicado em Transformação Digital by

O avanço da tecnologia e da transformação digital são sinais que a era da inteligência artificial e da automação no local de trabalho está cada vez mais próxima. Com essa evolução, é natural imaginar que os trabalhadores podem ter muito a perder, por isso, o grande desafio é ter a capacidade de criar uma economia de inovação que favoreça os seres humanos, assegurando que eles tenham as aptidões necessárias para competir no mundo digital.

Historicamente, a tecnologia tem afetado o nosso trabalho basicamente de duas formas: melhorando ou substituindo. Portanto, uma economia de inovação favorável aos seres humanos terá de lidar com ambas as dinâmicas.

Tecnologia aumenta exponencialmente a produtividade

O progresso digital exponencial das últimas décadas trouxe uma nuvem de receio de desemprego em massa. Nos EUA, por exemplo, houve uma queda marcante na força de trabalho na indústria, de 16% em 1996 para 8% em 2016. São poucos os que não se preocupam, mas não há motivo para desespero. O progresso traz benefícios – mas, para concretizá-los, precisamos nos preparar.

Graças à digitalização, as empresas conseguem atender melhor, mais rápido e mais barato os desejos dos seus clientes, e funcionários passam por uma melhoria do trabalho humano, ultrapassando os obstáculos da produção e aumentando exponencialmente sua eficiência.

“Os benefícios digitais estão sendo reconhecidos pelos altos escalões em todos os setores. Três de cada quatro diretores-presidentes referem-se à transformação digital como prioridade absoluta, 86% das empresas de grande porte nomearam diretores digitais, e 72% das organizações acreditam que a função de diretor de informação tornou-se mais central para o conselho de administração nos últimos dois anos” – (Fonte: World Economic Forum).

Transformação digital e a economia da inovação

Uma pergunta importante que precisamos fazer sobre este novo cenário de transformação digital é a seguinte: quais serão as aptidões e os atributos necessários para competir no local de trabalho digital para criar inovação e promover a inclusão econômica?

A resposta é a educação. À medida que o avanço tecnológico se tornar mais abstrato, a educação terá de ser mais relevante. Novos currículos precisam ser inclusos para dar maior amplitude e profundidade à formação científica tradicional, com ênfase cada vez maior em economia digital, raciocínio computacional, design e experiência, por exemplo.

Porém, não será suficiente ensinar um currículo ampliado para uma população restrita. Precisamos promover um fluxo mais diversificado de talentos, incluindo mulheres e outros grupos pouco representados na tecnologia, para melhor refletir o mundo que vivemos.

Certamente, a transformação digital criará diversas oportunidades para estimular o crescimento econômico, por isso, é necessário implantar iniciativas educacionais que estimulem as devidas aptidões para os trabalhadores do futuro. Só assim, mais pessoas poderão se beneficiar dos ganhos econômicos e estaremos, de fato, progredindo.

A IT2B é uma empresa que contribui para a transformação digital, tanto no setor público quanto no privado, acelerando processos e modernizando recursos em busca de eficiência e competitividade. Aproveite um portfolio completo de serviços para transformar seu negócio em uma plataforma digital.

Fonte: World Economic Forum – https://bit.ly/2KwmmG1

04 maio, 18

postar comentário