menu

Blog Article

A digitalização dos Serviços Públicos

publicado em Transformação Digital by

Como a Transformação Digital pode melhorar a qualidade de vida nas cidades e impactar o cidadão de forma direta e efetiva

Que a Transformação Digital (TD) já é uma realidade isso ninguém questiona, além das constantes mudanças que ela tem operado nos ambientes corporativos, a TD também mudou hábitos e remodelou alguns processos naturais na vida das pessoas. Agora uma aplicação pouco discutida para a tecnologia é o avanço e utilização dela no setor público. Assim como as empresas lançam mão desses avanços para melhorarem a sua atuação no mercado, as organizações públicas também podem se utilizar da digitalização de processos e serviços para auxiliar na redução de custos, aumentar a eficiência e inovar a gestão pública.

Hoje, o Brasil ocupa a 80ª posição do Índice de Competitividade Global (Global Competitiveness Index – GCI), medido pelo o Fórum Econômico Mundial. Esse índice compara a economia de 137 países e busca refletir o nível de prosperidade que cada país pode atingir. Esse baixo índice mostra como o Brasil ainda precisa desenvolver mais iniciativas rumo a Transformação Digital. Uma das principais marcas dos serviços públicos brasileiros é a burocratização e a falta de eficiência. Grande parte deste problema deve-se aos sistemas não integrados e a documentação, ainda preponderante, em papéis e arquivos físicos, além da duplicidade e inconsciência de dados.

Ronaldo Lemos, advogado e professor, que participou do painel sobre impacto da digitalização no lançamento, pela Vivo, do Manifesto por um novo Pacto Digital ressalta a importância do desenvolvimento da identidade digital do Brasil. “Os Estados precisam se converter em plataformas digitais. Senão, não vão ser capazes de governar. ” Ainda sobre o tema ele ressalta “O Brasil está muito atrasado. É preciso priorizar essa questão e juntar todos os sistemas, do SUS, da Dataprev, em um único grande sistema. Temos que usar a tecnologia para o desenvolvimento do país”.

Com a Transformação Digital no setor público é possível potencializar os processos operacionais, melhorar as análises e gerenciamentos, além de garantir um atendimento mais eficiente ao cidadão. Uma gestão orientada por dados e serviços digitalizados aumenta o engajamento da população nas questões públicas e permite uma colaboração coletiva em larga escala e em tempo real.

A IT2B oferece diversas soluções tecnológicas voltadas a gestão pública a partir de serviços que englobam o portfólio de Smart Cities. Conheça mais em:  www.it2b.com.br/smart-cities-solutions

17 out, 18

postar comentário